Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Diferença entre Propósito, Objetivo e Escopo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 12/02/2014 10:04
Olá Flávio, boa noite!

Tem alguma forma mais clara, ao seu entendimento, de diferenciar Propósito, Objetivo e Escopo, pois estou tendo dificuldade em assimilar as definições por não saber diferenciar os temas baseados na ITIL dentro de cada ciclo. Se puder me ajudar ficarei muito agradecido. Obrigado!

Re: Diferença entre Propósito, Objetivo e Escopo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 12/02/2014 10:08
Boa noite,

Propósito = Explica para que serve algum estágio/processo. É também uma grande meta.

Objetivos = Especifica o que se quer alcançar com algum estágio/processo. Serve para quebrar a grande meta em pequenas metas, metas mais quantificáveis ou mais especificas.

Exemplos: O propósito do estágio Operação de Serviço é o de entregar e gerenciar serviços em níveis acordados. Isto resume para que serve este estágio. É uma grande meta. Esta meta pode ser quebrada em metas menores, que são os objetivos do estágio:

- Manter satisfação do cliente

- Reduzir a indisponibilidade

- Fornecer acesso ao serviços para quem precisa

Veja acima que um objetivo sozinho não resume para que serve o estágio, ele apenas estabelece o que se quer alcançar durante o estágio. São coisas pontuais a alcançar. Isto vale tanto para estágios como para os processos.

E escopo estabelece com o que o estágio/processo vai lidar, quais são as suas limitações, sua área de atuação, abrangência. Pode ser definições de coisas que o estágio/processo vai manusear/tratar.

Exemplo: o escopo do estágio Operação de serviço cobre processos do gerenciamento de serviço que suportam os serviços. Isto significa que este estágio se limita somente aos processos de suporte, isto é a sua abrangência.

Pegue qualquer processo ou estágio da ITIL e compare o que foi escrito aqui com o que está nos slides que fará sentido. Importante que você entenda o que é um propósito, o que é um objetivo e o que é escopo para saber do que se está falando no slide. Estas definições precisam estar claras. Só não precisa decorar para o exame a lista de propósito, objetivos e escopo nos slides, lá você só precisa compreender.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso