Blog

itil

Descontinuação dos exames de ITIL pelo EXIN

Embora já foi anunciado publicamente deste o início de 2017, muitos ainda não sabem sobre isso. Então, vale reforçar neste artigo que a partir de janeiro de 2018 os exames de ITIL serão oferecidos por um único instituto de exames designado pela AXELOS, que é a mantenedora da ITIL. E o instituto de exames que venceu a concorrência foi a PEOPLECERT.  Os institutos EXIN, APMG, BCS e outros que tinham licença para oferta de exames de ITIL, perderam a concorrência.

Então, ficou assim:

  • Não há planejamento para alteração de currículo de exames e nem do banco de questões existentes. A única coisa que está mudando é que os exames de ITIL somente poderão ser realizados pela PEOPLECERT a partir de 2018. 
  • Até final dezembro de 2017 é possível prestar os exames de ITIL pelo EXIN ou outro instituto de exames ainda credenciado pela AXELOS. Recomendamos fazer pelo EXIN porque tem as taxas mais baratas.
  • Os certificados emitidos pelo EXIN até então continuarão válidos, pois são certificados emitidos em nome da AXELOS. Vale lembrar que a AXELOS é a mantenedora das certificações ITIL, ela é quem cria os exames e os institutos de exames (por exemplo, o EXIN) apenas são intermediários na aplicação dos exames e entrega dos certificados.  Portanto, não se preocupe se você tem algum certificado de ITIL emitido pelo EXIN, pois ele continuará válido e seu nome continuará listado no diretório de profissionais certificados em https://www.axelos.com/successful-candidates-register
  • Se você for investir na formação ITIL Expert e prestar os exames intermediários pela PEOPLECERT, então será necessário fazer upload do seu certificado de ITIL Foundation emitido por outro instituto, além do certificado de participação no curso credenciado relacionado. Por exemplo, para prestar o exame de ITIL Intermediate OSA é necessário apresentar o certificado de ITIL Foundation emitido por qualquer instituto de exames e mais o certificado de participação no curso da TIEXAMES.
  • A PEOPLECERT oferece o exame de ITIL Foundation presencial pela PEARSON VUE, porém somente no idioma inglês. Então, talvez será a única opção para os candidatos em todo o Brasil realizar o exame remoto (online).  Optando pelo exame remoto, o candidato poderá realizar todos os exames em ITIL que estiverem disponíveis em português. Embora algumas pessoas tenham receio de fazer exame online por conta de riscos de queda de energia ou conexão de internet, este formato é muito mais acessível que se locomover até um centro de testes local. 
  • A TIEXAMES já está credenciada para ITIL Foundation, RCV, SOA, PPO e OSA pela PEOPLECERT. Logo estaremos também credenciados para o MALC.  Então, não haverá impedimento para prestar os exames intermediários usando os certificados de nossos cursos.

Como funciona os exames remotos (online) da PEOPLECERT (PC)

A PC possui um portal do candidato que permite comprar e agendar exames online.  O processo da PC não é tão simples como é na plataforma de exames online do EXIN. O EXIN possui o tipo de exame gravado sem interação com proctor (fiscal), que permite que o candidato realize o exame em qualquer horário e em qualquer dia sem agendamento. Já a PC somente oferece exame remoto acompanhado por um fiscal.

O exame remoto da PC tem as seguintes características:

  • Fazendo um cadastro na plataforma https://webcandidate.peoplecert.org/ é possível comprar qualquer exame em qualquer idioma disponível e fazer o processo de agendamento.
  • É obrigatório realizar agendamento do dia e horário em que deseja realizar o exame. É possível agendar o exame em qualquer dia da semana e em vários horários. Os horários disponíveis dependem da disponibilidade de fiscais. Mas em geral, não é difícil encontrar vago o horário desejado. É também possível reagendar o exame e isso pode ser feito diretamente no portal do candidato.
  • No dia e horário agendado, o candidato faz o login no aplicativo do exame e será acompanhado por um fiscal. Dentro deste aplicativo há uma conexão por voz com o fiscal. O fiscal fará algumas perguntas simples, como solicitar para que apresente um documento de identidade e o seu local de realização do exame. Este fiscal, por padrão, fala inglês. Porém, é possível agendar o exame e posteriormente enviar um e-mail para o suporte da PC solicitando um fiscal que fale português. Existem alguns fiscais habilitados a falar português, porém, eles podem não estar disponíveis em todos os dias e horários.
  • Não existe pré-requisitos técnicos estabelecidos para rodar o aplicativo do exame remoto. Porém, recomendamos uma internet estável com 1 MB de upload e pelo menos 5 MB de download. O aplicativo roda apenas em sistemas operacionais Windows e Mac. Não tem plano para ter versão para Linux. 

Desenvolvemos um tutorial para compra e agendamento de exames online da plataforma da PC. Estamos já oferecendo este tutorial para o curso de COBIT 5 Foundation. Em breve, será orientado em todos os cursos de ITIL o uso deste tutorial. 

 

Tags:

Pesquisa

Categorias

Tags Mais Populares