Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Ser proativo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 18/04/2013 08:27
Olá Flávio,

estou assistindo a aula do slide 61, módulo 5. Acabo de me deparar com a situação em que é dito "Monitorar o consumo" é uma medida proativa, porém já foi falado que monitoramento não é proatividade e sim reatividade.

Assim que escutei que monitorar é reativo pensei justamente em monitoramento de capacidade, ou seja, não precisa que alguma indisponibilidade ocorra para tratar a capacidade de um servidor ou link, por exemplo.

Estou correto neste pensamento? Em quais outras situações monitorar pode ser considerado proatividade?

Obrigado.

Re: Ser proativo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 18/04/2013 08:56
Ygor,

Monitorar é mais reativo do que proativo.

Isto não quer dizer que monitorar é ser 100% reativo.

Monitorar permite detectar a ocorrência falhas com antecipação, mas nem sempre evita que o serviço fique indisponível.

Não existe situações e a ITIL também descreve quando um monitoramento é mais proativo do que reativo. Você apenas precisa entender que podem existir atitudes mais proativas do que monitorar. No caso do consumo, é possível conversar com o cliente e descobrir aumento de consumo antes de que ele ocorra. E o monitoramento só detecta quando há mudança de consumo.

Re: Ser proativo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 18/04/2013 08:14
Flávio, muito obrigado pela explicação, alias, não podia ser melhor.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso