Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Ref. exercício 1 do módulo 8 - MCS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Melhoria Contínua de Serviço (MCS)
Enviado em 04/06/2013 08:18
Olá Flávio e colegas do curso,

Abaixo, compartilho o exercício 1 do módulo 8 para troca de ideias e até mesmo ouvir comentários/sugestões. Tratei de completar o exercício fazendo uma consulta rápida ao módulo 4, conforme instruções, mas não sei, fiquei um pouco confuso e achei prudente expor a minha resolução do exercício aqui, até mesmo para saber se a minha linha de raciocínio está correta ou não.

No exercício falava para citar exemplos de possíveis melhorias que poderiam ser implementadas na organização de TI para cada um dos seguintes aspectos:

[i]- Processos de gerência de serviços de TI.

- Pessoal associado aos processos acima.

- Serviços de TI.

- Tecnologia de suporte a um serviço.[/i]

Em meu último projeto, tínhamos uma equipe de 7 pessoas, sendo 2 times (SP c/ 5 pessoas e RJ c/ 2 pessoas). Por lá, existia o famoso help-desk e muitas vezes ambos os times atendiam chamados diversos. Baseado nessa linha de pensamento, minha proposta seria a seguinte para melhorar a entrega de serviços da TI.

Aspecto: Processos de gerenciamento de serviço de TI.

- Gerenciamento de processos operacionais e aplicativos.

Aspecto: Pessoal associado aos processos acima.

- Gerenciamento técnico para processos operacionais.

- Gerenciamento de aplicativo para aplicações críticas diversas, ou seja, que são vitais para o sucesso do negócio.

Aspecto: Serviços de TI.

- Troca de toner preto/colorido da impressora laser.

Aspecto: Tecnologia de suporte a um serviço [i](componentes que suportam um serviço)[/i].

- Impressora laser.

Novamente, comentários/sugestões serão bem-vindos (principalmente o do tutor). :)

Obrigado pela atenção.

Att,

Maurício Santana

Re: Ref. exercício 1 do módulo 8 - MCS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Melhoria Contínua de Serviço (MCS)
Enviado em 04/06/2013 09:09
Prezado Mauricio,

o exercício não tem solução definitiva, existem milhares de possíveis melhorias em uma área de TI. Qualquer coisa nova que você implementar ou qualquer coisa que você melhorar em algo existente, é uma melhoria.

Comentários abaixo:

Aspecto: Processos de gerenciamento de serviço de TI.

- Gerenciamento de processos operacionais e aplicativos.

Comentário: entendi que seriam implementados novos processos. Veja meu exemplo de solução onde eu coloco melhorias em processos já existentes. Vale como exemplo melhorar algo existente ou implementar algo novo.

Aspecto: Pessoal associado aos processos acima.

- Gerenciamento técnico para processos operacionais.

- Gerenciamento de aplicativo para aplicações críticas diversas, ou seja, que são vitais para o sucesso do negócio.

Comentário: entendi que seriam implementadas funções. A ideia do exercicio é que você levantasse melhorias em relação ao pessoal associado ao processo citado no seu primeiro aspecto. Estas melhorias poderiam ser por exemplo: contratar mais pessoas, treinar em tal habilidade, etc.

Aspecto: Serviços de TI.

- Troca de toner preto/colorido da impressora laser.

Comentário: O serviço é de impressão? Não entendi qual é o serviço e qual é melhoria proposta para este serviço.

Aspecto: Tecnologia de suporte a um serviço (componentes que suportam um serviço).

- Impressora laser

Comentário: A melhoria seria instalar impressoras a laser para o serviço de impressão?.

Re: Ref. exercício 1 do módulo 8 - MCS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Melhoria Contínua de Serviço (MCS)
Enviado em 05/06/2013 01:21
Olá Flávio,

Obrigado pelos comentários.

Sim, os dois últimos aspectos que eu citei seriam uma melhoria para o serviço de impressão.

Antes de ver a resolução do exercício, eu tinha colocado a troca do toner preto/colorido, mas numa ideia como se fosse um serviço (entendendo que já existia a impressora laser sem necessariamente ter que haver a troca dela, mas sim, a troca do toner preto/colorido, ok?)..... mas, após ver a resolução proposta, consegui ter uma ideia melhor. Acabou faltando, na verdade, eu colocar mais informações e explicar quais seriam as melhorias propostas.

Um abraço!

Maurício Santana

Re: Ref. exercício 1 do módulo 8 - MCS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Melhoria Contínua de Serviço (MCS)
Enviado em 10/02/2016 21:27

Boa noite Flávio,


Usei esta resolução, gostaria de saber se está dentro do esperado.


Empresa TRT, Central de Serviço mista Centralizada como 3 técnicos 1onivel, 4 técnicos de 2onivel e Local tendo 1 a cada 3 regiões.


Processo: Os ICs de micros e impressoras necessitam manter um histórico organizado de quais procedimentos foram efetuados na resolução de Incidentes para evitar retrabalho. Exemplo: criar um survay considerando detecção de falhas gerais de hardware e software.


Papéis: Equipe de Controle das Operações de TI serão treinadas a efetuar a Investigação e Diagnóstico de incidentes de micros e impressoras, juntamente aos documentos atrelados aos ICs.


Serviços: Há interesse por parte de assessores de audiências, que seja implantado novo serviço para uso de um software de codificação de voz em texto para aumentar a agilidade dos julgamentos.


Tecnologia: O uso de nova versão do software de conversão de texto em pdf, poderá auxiliar na agilidade de processamento de criação e visualização. Para tanto, recomenda-se testes para verificação compatibilidade com softwares utilizados atualmente


Editado 1x. Última edição em 10/02/2016 21:37

Re: Ref. exercício 1 do módulo 8 - MCS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Melhoria Contínua de Serviço (MCS)
Enviado em 10/02/2016 22:02
Boa noite, Eduardo

Sua resposta ficou adequada ao exercício proposto. 

Obrigado pela participação. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso