Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


RTO e RPO Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/09/2014 09:39
Caro Flávio,

recentemente tive que responder a questoes a respeito de RTO e RPO para um cliente, sendo que o mesmo não tinha contratado nosso serviço de disaster recovery (site alternativo). Questionado, respondi que meu entendimento é que estas "varíaveis" devem ser atendidas de acordo com o que o cliente solicita em nosso SLA (documento), sendo os termos entendidos como o tempo máximo que o cliente pode suportar uma indisponibilidade e quanto tempo de dados ele pode perder em caso de qualquer incidente. Ou seja, independente de termos um site alternativo para retorno das operações para este caso, devemos considerar estes tempos desta forma, não sendo um equívoco utilizá-los, pois, não são exclusivos para condições onde puder se retornar as operações em qualquer local, mesmo no principal desde que dentro do tempo acordado. Meu entendimento está correto?

Acredito que deveria ter postado esta pergunta no curso ITIL V3, que também adquiri, mas, ainda não iniciei. Se for o caso, posto por lá também, mas, é que preciso desta resposta com certa urgência.

Obrigado

Paulo Sergio

Re: RTO e RPO Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/09/2014 10:04
Paulo,

Penso que seu entendimento está correto. Ter um plano de recuperação não necessariamente exige ter um site alternativo, isto depende dos riscos e prazos.

Veja o que o glossário da ITIL diz

RTO = O tempo máximo permitido para a

recuperação de um serviço de TI após uma

interrupção. O nível de serviço a ser fornecido pode

ser menor que as metas de nível de serviço normais.

O objetivo do tempo de recuperação para cada

serviço de TI deve ser negociado, acordado e

documentado.

RPO = A quantidade máxima de dados que pode ser

perdida quando um serviço é restaurado após uma

interrupção. O objetivo do ponto de recuperação é

expresso como duração de tempo antes da falha. Por

exemplo, o objetivo do ponto de recuperação de um

dia pode ser suportado por cópias de segurança

diárias e então até 24 horas de dados podem ser

perdidos. O objetivo do ponto de recuperação para

cada serviço de TI deve ser negociado, acordado e

documentado, sendo usado como requisito para o

desenho do serviço e planos da continuidade do

serviço de TI.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso