Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Dúvida - Ciclo de Vida na Prática Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Introdução ao ciclo de vida do serviço
Enviado em 21/10/2014 03:41
Estou terminando o módulo "Desenho do serviço", e como sou analista de suporte em um departamento de TI de uma empresa que não é de TI estou imaginando como tudo isso funciona na prática. Por exemplo, tudo que for se fazer na TI obrigatoriamente terá que passar por todos os ciclos ? ou seja, seguir a seguência, ou pode-se por exemplo simplesmente pular um ou outro e seguir as melhores práticas somente em alguns pontos ? Pois hoje vejo que na organização onde trabalho temos sim acordos de níveis de serviços, políticas internar e externas porém não consigo imaginar - acho que nunca atuei em algum lugar a qual utilize Itil - como que para todo projeto de TI a empresa poderia se desdobrar para seguir todo esse curso (livros) da Itil na prática.

Consigo visualizar mais claramente a ITIL sendo utilizada em uma empresa prestadora de serviços de TI e assim verificando os requisitos de um cliente externo, e ai sim talvez seguindo os livros e utilizando todos ou talvez a maioria dos processos da área... não sei se estou pensando corretamente.

Obrigado !!

Eric.

Re: Dúvida - Ciclo de Vida na Prática Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Introdução ao ciclo de vida do serviço
Enviado em 21/10/2014 04:00
Eric,

a ITIL não é uma metodologia que precisa ser seguida. Em vez disto fornece um ciclo de vida e um conjunto de práticas associadas e cada empresa adota aquelas práticas que achar relevantes ou que gerar algum benefício maior para o contexto da sua organização. Se o seu departamento de TI está falhando na identificação de novos serviços para atender as necessidades da organização, implantar processos da estratégia pode dar retorno. Se o seu departamento de TI está falhando nos projetos de novos serviços, serviços estão sendo desenvolvidos sem atender plenamente as necessidades, sinal de que os processos de desenho precisam ser vistos. E assim por diante.

Vão ser raras as empresas que vão ter todos os processos de todos os estágios implantados porque não tem a necessidade real de tudo ou porque não tem uma maturidade no gerenciamento de serviços. Se todo gestor de TI fosse expert em ITIL e implantasse todo o ciclo na sua organização, viveriamos no mundo perfeito. E a realidade é bem outra, pois os gestores na maioria não tem formação ou atitude para levar as boas práticas adiante. Além disto, em muitas empresas os serviços de TI já estão em produção, então o foco maior vai ser melhorar os processos de produção e quando for desenvolver um novo serviço ai sim pensar nos estágios desde a estratégia.

Re: Dúvida - Ciclo de Vida na Prática Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Introdução ao ciclo de vida do serviço
Enviado em 21/10/2014 09:43
Nossa, iluminou os pensamentos agora.. muito bom.. obrigado mesmo !

Assim que eu estiver em um lugar a qual puder trabalhar com ITIL e implementar alguns de seus processos vai ser bom demais.

Obrigado novamente !!

Eric.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso