Estou encaminhando abaixo as minhas respostas do exercício 1 do módulo 1 para sua validação:
1-) VoIP
2-) Todas as unidades de negócio da companhia (Motores, Filtros, Emissões, Turbos, Geradores, Distribuidoras, Logística Global, ReCon, etc.)
3-) Todos os usuários finais que possuem um telefone em qualquer uma das unidades onde o serviço já esteja configurado
4-) Teleconferências com custo 0 entre unidades usuárias do serviço e quaisquer outras atividades onde exista a necessidade de se comunicar via telefone para realização
da atividade ou processo de negócio
5-) Utilidade: Qualidade de audio nas chamadas telefônicas geradas através do serviço e geração de cost saving possibilitando chamadas a custo 0 entre unidades
usuárias do serviço
Garantia: Disponibilidade dentro do SLA alinhado, capacidade para grande número de geração de recebimento de chamadas simultâneas sem gerar impacto no serviço,
plano de recuperação de desastres e de continuidade de negócios específico para o serviço e nível de segurança física e lógica apropriado implementado
6-) O serviço aumenta o desempenho dos usuários devido ao grande número de funcionalidades que disponibiliza: teleconferências com até 8 participantes simultâneos,
ligações com custo 0 entre sites usuários do serviço (inclusive sites internacionais), caixa postal, diretório corporativo que possibilita a busca de ramais por nome,
possibilidade de utilização de softphone, entre outros. As funcionalidades informadas também removem algumas restrições, pois vários dos serviços informados não existem
no sistema de telefonia tradicional.
7-) Este serviço possui um Global Service Owner identificado.
8-) O serviço foi desenhado e implementado com sucesso principalmente no Brasil e América do Sul, regiões que são atendidas pela equipe de Telecom do Brasil. O ritmo
acelerado de implementações neste países esta sendo utilizado como case no restante da corporação. Diante deste cenário, pudemos identificar que uma das principais falhas
na implementação do serviço foi a centralização das implantações em somente um especialista técnico, responsável por todas implantações em nível global. A contratação de
um especialsta nestas implantações na América do Sul foi fundamental para que as implementações ocorressem com rapidez e qualidade.
9-) O serviço de VoIP é suportado pela função de Central de Serviços, e pelos processos de Gerenciamento de Incidentes, Problemas, Mudança e Liberação.
10-) O dono do processo é o Global Service Owner que fica alocado nos EUA e o gerente do processo para a região da América do Sul é o Supervisor de Telecom, que fica
alocado no Brasil
Fico atento a seus comentários.