Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


gerenciamento de problema x gerenciamento de incidente Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 19/04/2016 10:04
Flávio, achei um pouco confuso a definição do gerenciamento de incidente x problema. Poderia me explicar melhor?

  gerenciamento de problema: resolve soluçao de contorno e analisa relatório de incidente, servindo como entrada para o processo.

Gerenc de incidente n trabalha de forma proativa como gerenc de problema.
Re: gerenciamento de problema x gerenciamento de incidente Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 19/04/2016 10:55
Bom dia, Thais

Gerenciamento de incidente repara as falhas que geram indisponibilidade ou degradação de qualidade (lentidão, por exemplo). O reparo pode ser com solução de contorno (reset por exemplo) ou solução definitiva (trocando hardware, ou versão de SW, por exemplo). Este processo não estuda causa raiz que levou a falha, apenas diagnostica o que ocorreu e faz o reparo. É um processo somente reativo porque tem que acontecer um incidente para ele ser iniciado. 

Gerenciamento de problema estuda a causa raiz de incidentes para que estes incidentes não voltem a acontecer. Este processo pode ser iniciado a partir de um único incidente em que não se sabe a causa, analisando o relatório periódico de incidentes ou a partir de eventos que ainda não geram um incidente. Exemplo reativo: está acontecendo muitos incidentes de lentidão no servidor 123, então  pode ser aberto um problema para investigar a causa desta lentidão.  Exemplo proativo: está acontecendo muitos alertas de aumento de memória no servidor 345, mas ainda não gerou lentidão, então pode ser aberto um problema para investigar a causa deste aumento antes que gere uma lentidão (incidente). 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso