Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 03/06/2016 16:01
Olá,

Estou com algumas dúvidas ao estudar os conceitos e informações relacionados ao processo de gerenciamento das aquisições, com uma serie de itens necessários com pre-requisitos para trabalhar as aquisições. 

Um projeto não começa teoricamente sem contrato, ou seja, o comprador assina um contrato para o fornecedor começar os trabalhos. O livro da Rita solicita um levantamento e/ou análises de informações do tipo documento de requisitos, plano de gerenciamento do projeto, etc., ou seja, uma série de informações que só se tem quando começa o projeto. 

Em projetos que eu trabalhei o escopo inicial era melhorar os setores X e Y, automatizando os processos. Somente quando começarmos a análise dos processos, bem como as propostas de melhorias é que poderemos ter uma noção das aquisições. Ex: Foi analisado após 1 mês de trabalho que o processo melhorado precisará para ter um melhor desempenho, funcionar em novos computadores. Numa licitação demora-se 3 meses, por exemplo, para conseguir comprar isso e o GP não tinha como prever no contrato, pq o contrato é feito antes do projeto sequer começar.

Podemos pensar nos tipos de contratos que adequariam melhor essa solução (contrato de custo, por exemplo), ao invés de usar um com preço fixo. Nesse caso não vejo como trabalhar o gerenciamento de aquisições com todos os pre-requisitos que o PMBOK exige. 

Favor comentar a respeito.

Grato.
Re: Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 06/06/2016 16:40
Boa tarde, Bruno

Entenda que o gerenciamento de aquisições do PMBOK é para você como gerente de projetos fazer aquisições que você precisa para o seu projeto. Você tem que se colocar na posição de cliente, é você quem está contratando. Então, você começa o planejamento do projeto e no decorrer decide o que precisa fazer aquisições e prepara os documentos para enviar para os possíveis fornecedores. Se você tem um escopo definido do que precisa contratar, então opta pelo preço fixo. Se você não tem um escopo definido, pode optar pelo custo reembolsável. 


Re: Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 07/06/2016 08:28
Olá Flavio,

Então, na posição de cliente ou fornecedor haverá projetos em que não será possível logo de início ter uma visão do que será necessário de investimentos para o mesmo, devido a situação onde o escopo não está bem claro. Entendo que o tipo de contrato pode resolver parte disso, mas a questão que acho contraditória do PMBOK é você ter que levantar uma série de informações como parte das definições sobre aquisições, que em qualquer projeto o fornecedor só vai fazer depois do contrato assinado. E o GP estando na posição de cliente vai exigir o mínimo de informações do fornecedor. Fica parecendo algo: "Para assinar o contrato tenho que ter informações (requisitos, plano de projeto, etc MAS para ter essas informações é preciso assinar o contrato). Isso considerando que esses tipos de artefatos já são ate entregas do projeto.

atc,
Re: Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 07/06/2016 09:03
Bom dia, Bruno

Não entendi onde reside exatamente a sua dúvida. Sua preocupação é que você como gerente de projetos não costuma definir o escopo e deixa para o fornecedor fazer isto? Se for isto, não tem problema, o fornecedor levanta melhor o escopo para elaborar uma proposta e depois fecha o contrato mesmo com preço fixo. Os processos do PMBOK não são fechados, não é metodologia, você adapta conforme o seu cenário. 
Re: Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 07/06/2016 10:42
Bom dia Flavio,

Não se trata de quem vai definir o escopo. Vou tentar reformular e resumir: 

No processo Planejar o gerenciamento das aquisições (Visão de GP como comprador) existe uma série de atividades que o GP vai fazer para definir se a empresa vai contratar ou fazer, selecionar critérios, tipo de contrato, dentre outros. 
Nesse mesmo processo existem uma lista de entradas (plano de gerenciamento, documento de requisitos, cronograma, etc).
Supõe-se que nesse momento o contrato ainda não foi assinado, então como é possível o GP ter essas toda essa base de informações e artefatos, sendo que na prática dificilmente um fornecedor começa esses trabalhos sem contrato?

Por isso que eu falo das contradições! Situações como essa são comuns no PMBOK e isso pode induzir erros na hora de responder as questões situacionais. 


Re: Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 07/06/2016 11:00
Bruno

1 - Você nunca vai responder uma questão de exame com base na sua experiência prática! Você tem que responder com base na visão do PMI e de acordo com o que é mais usual em projetos internos. 

2 - Um projeto começa quando há um termo de abertura assinado. O termo de abertura surge depois que um business case foi aprovado para um projeto interno ou um contrato comercial com o seu cliente externo foi assinado. Se você trabalha em um prestador de serviço e seus projetos são para cliente externos, você até pode ter uma proposta de projeto onde foi feito um planejamento inicial como parte do processo comercial para elaborar uma proposta, mas de acordo como PMBOK o projeto só inicia com o termo de abertura e este termo surgirá decorrente do contrato assinado. Portanto, se o cliente assinou um contrato, você elabora um termo de abertura e depois detalha todo o planejamento e decide o que comprar ou não. 

Re: Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 07/06/2016 11:41
Flávio,

Uma contato de 5 min acho que resolveria mais do que 2h de escrito, mas enfim é a metodologia do curso.

Está muito claro para mim que na prova deve-se levar em consideração os conceitos do guia, não é a experiência e em nenhum momento citei o contrário. 

Se possível por favor veja as paginas 466 e 467 do livro da Rita que acho que ajudaria a entender melhor o que estou dizendo. Também segundo o livro da Rita, na decisão de fazer ou comprar a empresa decide se ela vai contratar alguém pra um projeto, por exemplo, ou se ela mesma vai fazer, então essa decisão de aquisição não tem como ser depois do contrato assinado, exceto outras aquisições pertinentes a implantação da necessidade atendida pelo projeto. 

Eu só quero entender pq o gerenciamento das aquisições fala de estudos que o GP faz para saber se vai realizar uma aquisição ou não e quando chegas nas entradas o que é exigido da a entender que o contrato já esta fechado e uma serie de artefatos estão produzidos?

Re: Questões situacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 12 - Gerenciamento das Aquisições
Enviado em 07/06/2016 12:41
Vou lhe dar um exemplo prático para entendimento dos processos que considero o suficiente para entendimento dos processos e para responder questões do exame. Qualquer cenário diferente disto, você pode adaptar os processos de aquisição ou simplesmente não usar, uma vez que os processos não são obrigatórios. 

Imagine um projeto de capacitação interna de colaboradores em uma empresa privada. Este projeto inclui treinar 1000 colaboradores em 10 cursos à distância. O GP junto com a sua equipe vai levantar os requisitos relacionados ao conteúdo dos cursos, formato, administração, plataforma tecnológica, etc. Surge então a documentação de requisitos. Na sequência é especificado o escopo que o projeto vai englobar os conteúdos e todo o trabalho necessário para a capacitação. Neste momento o GP e sua equipe de gerenciamento já podem visualizar que parte dos cursos não poderá ser desenvolvida internamente, pois não há especialistas no assunto para tais conteúdos. Pode então nesse momento iniciar inicia-se o processo 12.1 Planejar o gerenciamento das aquisições, porque essencialmente o que precisa para iniciar este processo é uma definição de escopo. Se forem necessários outras exigências na contratação, considera-se outras entradas do processo 12. 

No processo 12.1 se ficar em dúvida entre fazer ou terceirizar, aplica-se a técnica análise de fazer o comprar analisando todos os custos internos e prazos. Decidido que é mais vantajoso contratar, elabora-se os documentos de aquisição, um deles será a solicitação de proposta a ser envida para o fornecedores (fabricas de treinamento) no mercado. 

Na sequência, no processo 12.2 Conduzir as aquisições as propostas dos fornecedores são avaliadas conforme os critérios definidos no processo 12.1 e então selecionados um fornecedor para cada curso e formalizado o contrato com cada um. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso