Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Comunicação entre os papéis Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Papéis no Scrum
Enviado em 10/11/2016 21:55

Só para ficar claro, o time de desenvolvimento tem liberdade para conversar diretamente com o P.O. sem o suporte do S.M?

Quando há dificuldade de comunicação entre P.O. e time de desenvolvimento, neste caso (e somente neste) o S.M entra em ação?

Quando P.O. não consegue esclarecer uma dúvida, do time de desenvolvimento, ou por outro motivo qualquer, ele pode direcionar o próprio Stakeholder para falar diretamente com um membro da equipe de desenv.?


Re: Comunicação entre os papéis Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Papéis no Scrum
Enviado em 10/11/2016 23:30
Boa noite, Janaina

Sim, o time interage diretamente e constantemente com o dono de produto e vice-versa. O SM entra em ação quando solicitado ou quando percebe que algo pode ser melhorado.

O Dono de Produto é a pessoa dentro do time que mais deve conhecer sobre o negócio. Se alguem faz uma pergunta e ele não sabe responder, deveria ser o primeiro a buscar uma resposta. Mas sim, ele poderia trazer um usuário para conversar com o time de desenvolvimento durante a revisào da sprint, por exemplo, para dar uma visão direta do usuário.

Apesar do Scrum Guide não falar sobre isso, convém que durante a execução da sprint os usuários não tenham acesso deliberado ao time de desenvolvimento. Se precisar envolver um usuário, convém que o Dono de Produto esteja junto.

abraço,

Kelvin
Re: Comunicação entre os papéis Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Papéis no Scrum
Enviado em 16/01/2017 17:27
Quando há dificuldade de comunicação entre P.O. e time de desenvolvimento, neste caso (e somente neste) o S.M entra em ação?

As vezes o PO é um cara de negócios que sabe da necessidade, mas erra na comunicação com o time. E justamente papel do SM fazer perguntas e extrair o máximo de informação para o time de desenvolvimento. Fica difícil quando o PO é ausente ou quanto mudanças são feitas sem participação do SM. A comunicação fica falha e os objetivos da sprint vão pra o saco. Não é papel do SM ou time DEV ter contato com o cliente.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso