Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Gerenciamento de Capacidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 27/02/2017 16:36
Flávio, boa tarde.


Após análise, foi detectado que a equipe atual de uma determinada atividade não será o suficiente para suportar a nova demanda de serviço que será implementado e também há restição de capacidade de espaço físico para alocar as novas pessoas que precisarão ser contratadas.


No gerencimento de capacidade as duas questões são tratadas? Capacidade de recurso humano e fisíco para suportar o novo serviço? Como a Itll me ajuda nisso?

Obrigada. 
Re: Gerenciamento de Capacidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 27/02/2017 16:44
Boa tarde, Janaina

Os recursos humanos em questão de quantidades (não de habilidades) são considerados no gerenciamento de capacidade, assim como também a capacidade física de outros recursos de TI. Infelizmente você está em um curso Foundation onde são apenas definidos os propósitos dos processos, não são estudadas as técnicas para cada processo. Se você pegar o livro Service Design, vai encontrar no tópico do gerenciamento de capacidade técnicas de modelagem, simulação, entendimento de demanda,dimensionamento de aplicativo, que podem ajudar a planejar a capacidade adequada. 
Re: Gerenciamento de Capacidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 27/02/2017 18:36

Ok. Obrigada pelo esclarecimento.

Depois vou querer aprofundar os conhecimentos nessa área. 

Vejo que muitas experiências que vivênciei em gerenciamento de projetos de software, poderiam ter sido muito mais organizadas e produtivas se a empresa utilizasse a Itil como modelo de projetos de serviço. Tudo era tratado como projeto de software. 

Muitos processos definidos com clareza na Itil eram executadas como tarefas de responsabilidade do GP, em grandes projetos, e quem perdia eram as área de negócio. 

Abs,
Re: Gerenciamento de Capacidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 27/02/2017 18:42
Sem dúvida. A ideia é que as boas práticas da ITIL sejam consideradas como parte do projeto de um novo serviço. Na prática, não são. Por isto as areas de TI são caóticas. Na prática se considera apenas implantar um aplicativo novo ou alterado e não se preocupa com o contexto do serviço. O GP pode tratar muitas atividades do ciclo de vida do serviço da ITIL dentro do seu projeto, mas como um projeto de serviço e não como um projeto de aplicativo. Como também as práticas podem ser tratadas fora do projeto. O importante é que sejam endereçadas, não importando se pelo GP ou pelo papéis funcionais fixo. Mais correto seria serem tratadas por papéis funcionais fixos, assim sempre que tiver um novo projeto as pessoas que vão cuidar das práticas são as mesmas, e as coisas seguem um fluxo padrão sempre, independente do projeto.   
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso