Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Duvida relevante Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2: Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
Enviado em 23/09/2017 10:35
Flávio,

Peguei algumas questões acho que umas 5 delas que falavam sobre onde o PMO ou o GP deveria consultar ou que documento deveria alterar para ajustar algum ponto "solicitado pelo Sponsor do projeto" que focava no planejamento estratégico, e com opções de respostas como SOW, Bussiness Case e Project Chart.

Nestas questões eu sempre escolhia o Project Chart que tem em alto nível todas os principais objetivos, riscos e expectativas da empresa para melhorar o market share.

Minha dúvida é:

Queria ver contigo se nos três tipos de PMO existe casos em que estes atores participam alterando o Bussiness Case, pois não selecionei isto como resposta muito menos o SOW e sabendo que selecionei o Project Chart e não o Bussiness Case, focando no projeto, você entende que deveríamos alterar o Business Case??????

Ou em que momento ou em que situação de exemplo você acha que nós como GPs ou como Integrantes dos três tipos de PMO informados no PMBOK caberia termos acesso ao Bussiness Case para procedermos com alterações??????

Mesmo na prática confesso que nunca particiei de qualquer projeto onde precisei alterar este documento ou mesmo ter acesso a ele.

E vi perguntas da fase de execução e de iniciação informando situações estratégicas e dentro destas fases oferecendo as mesmas opções de respostas, como SOW, Bussiness Case e Project Chart.

Poderia compartilhar seu ponto de vista neste tema? Pois sei que fui nesta interpretação.

Obrigado

Re: Duvida relevante Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2: Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
Enviado em 23/09/2017 11:35
Bom dia, Marcos

Entendo que poderia sim. Afinal, o business case é uma proposta de proposta e esta proposta só vai ser aceita se ela satisfazer as partes interessadas, especialmente o sponsor. Caso contrário, o projeto não é aprovado e o termo de abertura não é emitido. Só não faz sentido alterar o business case uma vez que o projeto já foi aprovado, porque ai os ajustes ocorreram nos diversos planos do projeto. Então, as alterações ocorrem somente na iniciação. 
Re: Duvida relevante Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2: Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
Enviado em 23/09/2017 21:56
Flávio,

Não lembro as palavras utilizadas, mas era mais ou menos assim

Durante a fase de execução o Sponsor do Projeto comunica ao PMO que o Planejamento estratégico havia sido afetado em função da aquisição de uma nova empresa, grande parte do projeto não seria mais necessária, o Sponsor do projeto passou informações que deveriam ser atualizadas no seguinte documento:

a-SOW
b-Project Chart
c-Business Case
d-Documentos do projeto

Neste caso selecionei a opção "B" como resposta, até porque sabemos que se o plano estratégico mudou e parte do projeto não é mais necessária, o Termo de Abertura deveria ser alterado para remover o que não era mais foco, e Riscos, Expectativas das partes interessadas entre outros deveriam ser atualizados.

Sabemos que muitas vezes alteramos os documentos e colhemos a assinatura do Sponsor e Stakeholders depois e eles aprovarem o novo plano etc.

Você acha que a resposta correta seria o Bussiness Case?
Pois eu marquei a pergunta para pensar depois com calma, mas mesmo no PMBOK não vi um GP ou Lider de um PMO Diretivo tendo tal atribuição, da mesma forma fiquei na dúvida porque a meu ver um novo Bussiness Case deveria ser elabora levando em consideração muitos novos fatores.

Será que eu errei? ou o que mais eu deveria ter levado em consideração? pois confesso não ter experiência nisto!

Obrigado
Re: Duvida relevante Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2: Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
Enviado em 24/09/2017 12:47
Boa tarde, Marcos

Ao meu ver, seria a declaração de trabalho (SOW), uma vez que este é um documento externo emitido pelo patrocinador para descrever o escopo do projeto que ele precisa.  Demais documentos, exceto o business case, precisam passar pelo controle integrado de mudanças e o PMO não poderia atualizar sem passar para uma aprovação. PMO não é responsável pelo controle integrado de mudanças de um projeto, ele é apenas parte envolvida na aprovação, pode fazer parte do comitê. 

O business case penso que é inapropriado mudar, uma vez que ele serve para justificar um projeto e o projeto já está na fase de execução, já foi justificado. 

Dá uma lida no blog abaixo para este tema, pode esclarecer muita coisa:
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso