Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Drive e Stubs em teste unitário, e tecnica baseado em estrutura em teste de sistema Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Teste durante o ciclo de vida do software
Enviado em 23/10/2017 15:45
Olá, 

Estava lendo o syllabus e nele vi duas situações:

 "..A seguir, técnica baseada na estrutura (caixa-branca) pode ser utilizada para avaliar a eficácia do teste com respeito ao elemento estrutural, assim como estrutura do menu ou página web. (Ver Capítulo 4.) 
Uma equipe de teste independente é frequentemente responsável pelo teste de sistema..."

No teste de sistema, imaginava que eram apenas teste caixa preta. É possivel teste caixa branca também em teste de sistema?

A outra dúvida, é que vi no curso sobre Drives e Stubs serem utilizados apenas em teste de integração, com suas técnicas Botton up e Top-Down. No syllabus diz que pode ser feito em teste unitário também. 

Esta duas situações necessariamente não precisam ser uma regra? 
Se perguntassem por ex. sobre Drives e Stubs, com as opções de utilização entre teste de unidade e de integração, considero onde ele pode ser mais usado? Sendo integração?
Re: Drive e Stubs em teste unitário, e tecnica baseado em estrutura em teste de sistema Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Teste durante o ciclo de vida do software
Enviado em 23/10/2017 17:54
Boa tarde, Alan

O trecho onde você retirou este texto fala sobre "Teste de Sistemas" independente de quem irá executar. Você pode sim utilizar técnicas de caixa-branca (dependendo da técnica claro, algumas não fazem sentido) para fazer testes de sistemas. Agora os testes de sistemas podem ser executados pelos próprios desenvolvedores, por testadores que fazem parte da mesma equipe ou por uma equipe independente. 

Neste mesmo trecho o syllabus fala o seguinte: "Uma equipe de teste independente é frequentemente responsável pelo teste de sistema."

Repare na palavra frequentemente. Isso vai depender de como os testes são organizados. Este tema é abordado no módulo 5, onde se fala sobre a independência do teste.

Sobre drivers e stubs: você pode utilizar quando estiver fazendo um teste unitário com o objetivo de isolar uma unidade da outra. Por exemplo: a unidade de pedido se comunica com o banco de dados e você quer testar essa unidade isoladamente. Então você cria um mock (stub) do banco de dados e aí a unidade fica isolada. 

Para aprender mais sobre isso (o curso é apenas teórico), procure sobre testes unitários automatizados.

Editado 1x. Última edição em 23/10/2017 18:00

Re: Drive e Stubs em teste unitário, e tecnica baseado em estrutura em teste de sistema Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Teste durante o ciclo de vida do software
Enviado em 24/10/2017 08:57
Obrigado Kelvin!
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso