Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Exercicio - Definição de pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 4 - Cerimônias no Scrum
Enviado em 02/11/2017 03:19
Kelvin, boa noite. 

Segue minha definição de pronto para feedback.

Um incremento de produto pode ser considerado pronto quando, ao termino de uma Sprint, ele tenha atingido todos, ou quase, os principais itens priorizados do backlog da Sprint, entregando a meta estabelecida para a Sprint, cumprindo os testes de aceitação. O produto deve ser testado, utilizando as melhores praticas de testes para que seja livre de bugs e que seja potencialmente utilizável, por parte dos clientes/stakeholders. Se tornando um incremento útil que agrega valor ao produto como um todo.
Re: Exercicio - Definição de pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 4 - Cerimônias no Scrum
Enviado em 03/11/2017 09:26
Bom dia, Rodolfo

a definição de pronto precisa ser algo tangível e que possa ser facilmente mensurada e definido se foi ou não cumprido tal requisito. No meu entendimento a sua definição está um tanto quanto vaga em alguns momentos. Por exemplo:

>> "o termino de uma Sprint, ele tenha atingido todos, ou quase, os principais itens priorizados do backlog da Sprint"
A natureza da sprint é se tempo fechado (fixo) e escopo variável. A sprint termina quando o tempo acaba. Portanto, dizer todos ou quase todos os itens precisa estar finalizados não agrega nada, pois isso já faz parte das regras do scrum. A questão da definição de pronto é: como dizer que um item está finalizado ou não?

>> O produto deve ser testado, utilizando as melhores praticas de testes para que seja livre de bugs e que seja potencialmente utilizável
O que significa "melhores práticas de teste"? Neste ponto bastaria dizer que todos os itens devem ter passado por testes funcionais, e que não pode haver bugs conhecidos sem correção. Ou seja, são critérios mais objetivos e mais fáceis de serem verificados.

>> Se tornando um incremento útil que agrega valor ao produto como um todo.
Como medir isso? Como saber se agrega valor? Este é um dos trechos que é muito alto nível, que no final das contas não se pode usar para verificar se um item está ou não pronto.

Para lhe ajudar, veja este EXEMPLO abaixo que no meu entendimento está mais próximo de uma boa definição de pronto:

Código completo de acordo com os padrões de codificação.
Testes unitários com cobertura de 80% (novos desenvolvimentos).
Testes unitários executados e sem falhas.
Código revisado por pares (peer review).
Build automático funcionando, sem bugs.
Não há tarefas pendentes para a funcionalidade.
Sem defeitos conhecidos abertos.
Todos os testes de aceitação executados.
Manual de usuário atualizado.
Testes de integração realizados.
Testes de regressão realizados.


abs


Kelvin

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso