Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


CENÁRIO 2 - SIMULADO 1 - AVALIAÇÃO DE MUDANÇA Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Avaliação de mudança
Enviado em 07/11/2017 17:33
Li o cenário 2 do simulado 1 com toda a atenção possível; assim como eu faço com todos os cenários que estudo.
Para minha triste surpresa escolhi a alternativa "D" que se trata da resposta distrativa que zera a questão.
Fiquei espantado em saber que a resposta correta é a "B".
Revisei o cenário e a justificativa da alternativa correta ser a "B", mas mesmo, assim, estou incomodado.
Gostaria de saber da opinião de outros alunos, do felipe e do flávio a respeito dessa questão.

Eu pontuei no estudo de caso:

1) funções não adequadas para o uso dos médicos:
Médicos não foram totalmente treinados no uso do sapem; não foram capazes de usar corretamente a lista de seleção de medicamentos. Receitas manuscritas.

2) falta de pessoas:
Informações de medicamentos armazenadas no sapem não foram atualizadas. Falta de mão de obra.

3) política de segurança:
Questões de privacidade impedem membros da equipe de suporte acessarem registros médicos individuais dos pacientes. Apenas um farmacêutico - super usuário - pode atualizar os registros do sapem.

A forma como estou abordando é uma interpretação minha, contudo, o cenário aborda exatamente isso.
No final do cenário é dito, ainda, que a equipe acredita que faltou o processo de avaliação de mudança na implementação do sapem. Ou seja, pela minha interpretação não houve uma comunicação prévia com os usuários do sistema - no caso os médicos - e assim as funções se tornaram inadequadas para o uso; obrigando os médicos a fazerem receitas manuscritas.

Por favor, se possível, gostaria de um debate inteligente para poder esclarecer melhor essa questão.

Obrigado!


Editado 1x. Última edição em 08/11/2017 16:30

Re: CENÁRIO 2 - SIMULADO 1 - AVALIAÇÃO DE MUDANÇA Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Avaliação de mudança
Enviado em 08/11/2017 17:22
Boa tarde, Marcos. 


Veja em vermelho porque a D é a pior opção: 

========================================
A "política de segurança" do hospital não foi corretamente definida. Ela impediu que a "habilidade de provedor de serviço" pudesse executar serviços de suporte para os usuários. Não se pode dizer que a política de segurança estava errada, pelo contrário, ele estava adequada atendendo às questões de privacidade. Hospitais precisam cumprir regulamentos relacionados a acesso à dados de seus pacientes. É necessário manter a privacidade de dados de pacientes, isto é um requisito inerente ao negócio de qualquer hospital.  Então, não é qualquer que pessoa que pode ter acesso a estes dados. 

O novo sistema não foi construído com funções que fossem "adequadas para o uso" pelos médicos e farmacêuticos. Adequado ao uso são aspectos de garantia estudados no Foundation. Não estão sendo relatados no cenário problemas com falta de segurança, disponibilidade, desempenho ou continuidade.  Isso é bem diferente de afirmar que faltou treinamento para os usuários. 

Finalmente, houve falta de "pessoas" para dar suporte à nova infraestrutura. O cenário não menciona nada sobre isso. 
===========================================

Opção B é a melhor porque: 

A "tolerância" do hospital para absorver o aumento da carga de trabalho com o novo sistema foi prejudicial e, além disso, o "ambiente organizacional" para entregar o acesso correto para os dados de usuário era um problema. O cenário informa que para liberar acesso do tipo superusuário levaria meses. Então, há um ambiente organizacional com burocracia. Portanto, a afirmativa está coerente

A EGH não tem "recursos" suficientes para dar suporte à situação e algumas "pessoas" não tinham conhecimento suficiente para usar o sistema. O cenário informa que a EGH não tinha mão de obra para manter atualizadas as informações do SAPEM. E também os médicos não foram treinados o suficiente.  Então, está coerente afirmar isso. 
===========================================


A minha sorte é que consegui achar na internet um serviço que converte textos em caixa aula para minúsculo, porque estava impossível de ler o que você escreveu em caixa alta. Recomendo ler o artigo abaixo porque não se deve enviar mensagens na internet em caixa alta: 


Editado 1x. Última edição em 08/11/2017 18:35

Re: CENÁRIO 2 - SIMULADO 1 - AVALIAÇÃO DE MUDANÇA Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Avaliação de mudança
Enviado em 08/11/2017 19:50
Muito obrigado pelos esclarecimentos e como eu falei por e-mail peço imensas desculpas por causar um tremendo desconforto para você ler em caixas altas.
Aliás, como dizia um velho ditado" Cada cabeça é uma sentença". Infelizmente, roubaram minha bola de cristal na maternidade dizendo que na TI EXAMES digitar com letras maiúsculas causa dificuldade de leitura para o leitor.
Enfim, vivendo e aprendendo.
Sobre o blog quem sabe eu não crio um blog - até porque todo mundo pode criar um - e digo que escrever em caixa alta facilita a leitura das pessoas.
Depois vou ver na normas da ABNT - órgão oficial - para saber se existe alguma recomendação deles para não digitar em caixa alta.
Monografias e textos oficiais podem ser escritos com caixa alta.
Na TI EXAMES causa desconforto.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso