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Processo de Entrega do Incremento da Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Ferramentas e Técnicas
Enviado em 28/11/2017 16:26
Boa tarde a Todos;

Estava comentando com o P.O sobre o processo de entrega da sprint na minha empresa e tivemos algumas dúvidas.

Atualmente, quando lançamos algum incremento, ela é deployada em ambiente beta para testes (normalmente no dia anterior da sprint review) e após apresentarmos os incrementos durante a Sprint Review, a Equipe de Qualidade testa o incremento da Sprint.
Alguns bugs são gerados e os mesmos são priorizados e incluídos para próxima sprint.

Os bugs mais críticos que impedem o lançamento da versão, são corrigidos na sprint que se inicia (onde temos de tirar algumas tarefas que planejamos durante a Sprint Planning, para que estas caibam no timebox da sprint) e a equipe de qualidade aprova o lançamento da versão. É então criada uma solicitação para que seja gerada uma versão em produção do incremento desenvolvido.

Porém, vimos que esse processo é bem burocrático, e sempre impede que possamos entregar o software o quanto antes em produção.

Gostaria de saber se há alguma recomendação, para que possamos otimizar o processo de entrega do incremento em produção, já que temos antes de realizar a homologação do incremento pela equipe de qualidade de software.

Obrigado!
Luiz Bueno
Re: Processo de Entrega do Incremento da Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Ferramentas e Técnicas
Enviado em 28/11/2017 17:26
Boa tarde, Luiz

de acordo com o Scrum, o incremento ao final da sprint precisa estar apto a ser colocado em produção. Se ao final da sprint o incremento tem bugs que o impedem de ser colocado em produção então ele não está pronto.

Neste caso vocês precisam investir em ferramentas para garantir a qualidade do software, como integração contínua, testes unitários automatizados, revisões de código e teste funcional automatizado para as regressões.

Abs

Kelvin
Re: Processo de Entrega do Incremento da Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Ferramentas e Técnicas
Enviado em 28/11/2017 17:42
Kevin;

Existe algum artigo falando da relação de entrega de incrementos em ambientes de pré-produção e o Scrum? Gostaria muito de encontrar maiores informações sobre.

O Incremento pode atender todos os requisitos da definição de pronto. E a equipe de desenvolvimento pode considerar que o incremento esteja apto a ir para produção. Porém a organização obriga que todo o incremento seja validado e aprovado pela equipe de qualidade.

Sei que diante deste problema, a Integração Contínua e a Entrega Contínua podem mitigar este problema. Porém mesmo implementando estas ferramentas e metodologias, a organização necessita da aprovação da equipe de qualidade. E então, gostaria de saber mais sobre a relação destas abordagens com ambientes de pré-produção.

Agradeço pela ajuda e suporte desde já.

Obrigado!
Luiz Bueno
Re: Processo de Entrega do Incremento da Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Ferramentas e Técnicas
Enviado em 28/11/2017 18:00
Boa tarde, Luiz

A sua equipe de "qualidade" não faz parte do time de desenvolvimento? É uma equipe separada? Se for, então aí você realmente terá problemas adicionais. 

Desconheço outras técnicas e processos além dos que você já mencionou.
Mas acho que nenhum processo resolverá o problema. Isso só será resolvido com mudança de mindset. Qualidade não é algo de uma equipe, é algo que acontece durante todo o processo produtivo. Se a gerência quer que uma equipe aprove o trabalho de outra, provavelmente é porque o produto gerado não passa a confiança necessária para a alta gerência. A partir do momento que todos trabalharem em conjunto e ir tendo sucesso nas liberações, tenho certeza que esta exigência some :)

Abs

Kelvin
Re: Processo de Entrega do Incremento da Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Ferramentas e Técnicas
Enviado em 28/11/2017 18:06
Vamos tentar desenvolver esta parte de gestão de configuração junto a equipe de desenvolvimento. Talvez com ela mais madura, poderemos assegurar melhor a qualidade do software entregue em produção. 

Agradeço demais o auxílio e a ajuda prestada.

Muito Obrigado!
Luiz Bueno
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