Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Exemplo de Mudança padrão que não é disparada pelo processo de cumprimento de requisição e seu respectivo local de registro Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 6 - Transição de Serviço
Enviado em 16/01/2019 20:04
Boa noite, Flávio.
Poderia me dar um exemplo de mudança padrão que não vem pelo processo de cumprimento de requisição, já que é considerado que em certas circunstâncias, a mudança pode ser levantada internamente pelo pessoal da TI, qual é processo e/ou atividade usada para o registro na base de dados desse tipo de mudança, uma vez que qualquer mudança por mais simples que seja, precisa ser registrada ?

Lembrei de um exemplo de alterações padrões que são realizadas em alguns ICs, mas é preciso que essa alteração padrão, executada pelo pessoal da TI, seja registrada em algum lugar. Vamos considerar neste caso,  que temos um SGC abrangente, e que gera relatório de mudanças, status, relacionamento e etc. Neste caso,  o gerenciamento de mudança e o gerenciamento de configuração e de Ativo de Serviço possuem geração de relatório integrada (SGC abrangente), e por este motivo,  o processo de gerenciamento de mudanças terá o controle de todas as alterações e liberações realizadas nos ICs. Acredito que neste caso a mudança é realizada pelo pessoal da TI direto no SGC, ou seja, não passa pelo cumprimento de requisição, é isso?

Obrigado.

Re: Exemplo de Mudança padrão que não é disparada pelo processo de cumprimento de requisição e seu respectivo local de registro Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 6 - Transição de Serviço
Enviado em 16/01/2019 20:22
Boa noite, Alex

No monitoramento poderia ser identificado que está havendo um aumento continuo de consumo de espaço no disco virtual e com base nisso um técnico de TI executa uma mudança padrão para aumentar esse espaço. Com virtualização, essa é uma mudança de baixo custo e risco, que pode ser pré-aprovada, realizada seguindo um procedimento definido, não precisa passar por aprovação e pode ser levantada internamente, sem interferência do usuário. 

Toda mudança, seja padrão ou não, convém ser registrada. E se a mudança altera IC, é conveniente atualizar o SGC. 

Cumprimento de requisição é um processo que basicamente trata o que o usuário pede na central de serviços que não é incidente.  Mas nada impede de usar esse processo para solicitar coisas internamente para agendamento e acompanhamento. 
Re: Exemplo de Mudança padrão que não é disparada pelo processo de cumprimento de requisição e seu respectivo local de registro Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 6 - Transição de Serviço
Enviado em 16/01/2019 22:35
Flávio, boa noite.

Perfeito. Então neste caso exemplificado por você, o monitoramento apenas alertaria que o consumo está subindo para as devidas ações, e não chegaria a disparar o processo de gerenciamento de eventos, que se disparado, poderia abrir de forma automática um incidente e/ou requisição de serviço para os grupos de suporte responsáveis.

Obrigado.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso