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Dia 2 - Empatia Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 11/04/2019 16:52
Boa tarde! Estou escutando a gravação da aula 2, e com relação a empatia, gostaria de falar desde meu papel de Analista Comportamental. A empatia, é no Profiler de uma pessoa, uma competência, uma das 21 competências mais importantes. O que é uma competência? um conjunto de habillidades que são desenvolvidas ao longo da vida, e que se relacionam com o conjunto de experiências pelas quais essa pessoa foi exposta conciente ou inconcientemente.
A capacidade de desenvolvermos essa competência, todas as pessoas a tem, através da existência dos neurônios espelhos que habitam principalmente nosso sistema límbico, ou o self 2 que é o nosso emocional.
Nosso hemisfério direito, tem maior disponibilidade de desenvolvimento dessa competência.
Claro está, que estamos falando de análise comportamental, então uma coisa é: temperamento, outro carácter e outro comportamento. Este último é que é observado pelos outros e aonde se destaca a manifestação de nossas competências.
Com relação as pessoas que trabalham em TI. Todos nós temos uma combinação de 4 perfis comportamentais: executor, comunicador (perfis irmãos e extrovertidos), planejador e analista (perfis irmãos, porém, introvertidos). Nas tendências de talentos e vocações, não há uma relação proporcionalmente direta. Mas, há uma tendência a que pessoas de TI sejam maioritáriamente do perfil Analista e combinações de este perfil, como ser Planejador-Analista. Não deixa de haver a possibilidade que um Comunicador seja um bom especialista em TI, mas os fatores positivos e negativos do Analista comportam mais o trabalho do TI. Gostam de lugares e espacios isolados, trabalhar de forma tranquila, são bastante inflexíveis, não gostam de mudanças, sentem muito a crítica, são muito técnicos, objetivos, perfeccionistas, observadores, e voltados para o resultado. Sua palavra chave é a qualidade, então dependem de um lugar ou espaço determinado para poderem fazer seu melhor trabalho. Não fazem muitos contatos. Sua energia de perfil é alta, porém sua velocidade de reação frente a estímulos é lento. Tem tendência a baixa percepção pessoal. Mas quando falam, falam direto ao ponto. Podem ser muito críticos com relação ao outro e ao trabalho. Para estas pessoas, é bastante difícil desenvolver a empatia, mas tudo depende das experiências do cotidiano, que vão além do profissional. Isso atende a toda a roda da vida de uma pessoa. Quais perfis tem tendência a serem mais empáticos: os planejadores, os comunicadores. Mas tudo depende das vivências. Quem saiba de PNL, entenderá mais o que é o rapport, que de certa forma é o primeiro passo para gerar conexões entre os neurônios espelhos. Tudo está de forma sistêmica e por isso a implementação de metodologias ou frameworks agiles nas corporações que propendem a times autoorganizados, multifuncionais, necessáriamente estará trabalhando sobre as soft skills ou seja: habilidades socio-emocionais.

Um abraço a todos, Alicia Veloso do Grupo de Design Thinking.
Re: Dia 2 - Empatia Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 11/04/2019 16:54
Somente a título de reflexão: eu já não consigo separar análise comportamental com a reflexão sobre metodologias agiles, e o coaching.
Re: Dia 2 - Empatia Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 11/04/2019 18:47
Boa noite, Alicia

obrigado pelo relato.
Re: Dia 2 - Empatia Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 16/07/2019 08:50
Bom dia a todos,

Obrigada pelos seus apontamentos Alice.
Referente ao tema empatia, gostaria de sugerir um livro que trata do tema empatia de forma excelente.

O livro chama-se: Comunicação não-violenta : técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais / Marshall B. Rosenberg 

Os quatro componentes do modelo da CNV para uma cominicação empática:
1. observação
2. sentimento
3. necessidade
4. pedido

"Parte da CNV consiste em expressar as quatro informações muito claramente, seja de forma verbal, seja por outros meios. O outro aspecto dessa forma de comunicação consiste em receber aquelas mesmas quatro informações dos outros. Nós nos ligamos a eles primeiramente percebendo o que estão observando e sentindo e do que estão precisando; e depois descobrindo o que poderia enriquecer suas vidas ao receberem a quarta informação, o pedido."

Abraços a todos, Regiane


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