Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Estudo de Caso Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Preparação para o exame - Aula com Instrutor Oscar
Enviado em 16/04/2019 22:54
Boa noite.

Durante o estudo das divisões da estrutura de TI é dito que a unidade de aplicativos poderia ser responsável por consolidar os custos dos serviços de TI pois estes são basicamente formados por aplicações.

Isso me gerou duvidas porque me parece que esta seria uma função mais apropriada para o departamento financeiro dentro da divisão de Estratégia.


Não ficou tão claro o motivo por ter a divisão de Aplicativos como responsável por medir os custos por serviços, visto que estas funções se encaixam melhor dentro das atividades de Contabilidade da gestão financeira de TI.
Re: Estudo de Caso Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Preparação para o exame - Aula com Instrutor Oscar
Enviado em 16/04/2019 23:21
Boa noite, Rafael


É mais fácil o pessoal envolvido com aplicativos identificar os custos de cada aplicativo e de cada componente associado com um aplicativo rodando que o pessoal de finanças. Finanças pode receber todos estes cursos, pode fazer a contabilidade, pode fazer o orçamento geral de TI, mas a coleta dos custos específicos de cada aplicativo seria muito difícil sem ajuda do pessoal de aplicativos. Então a unidade de aplicativos pode ficar como ponto central para identificação de todos os custos relacionados a aplicativos. 

Lembrar que este é um exame de conhecimento de ITIL e não de questões práticas. 

Veja o que está descrito no livro ITLI Service Operation sobre Gerenciamento de aplicativos: 

Application management will assist in this decision
during service design as follows:
■■ Application sizing and workload forecasts
■■ Specification of manageability requirements
■■ Identification of ongoing operational costs
■■ Data access requirements for reporting or
integration into other applications
■■ Investigating to what extent the required
functionality can be met by existing tools – and
how much customization will be required to
achieve this
■■ Estimating the cost of customization
■■ Identifying what skills will be required to
support the solution (e.g. if an application
is purchased, will it require a new set of
employees, or can existing employees be
trained to support it?)
■■ Administration requirements
■■ Security requirements.


Re: Estudo de Caso Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 8 - Preparação para o exame - Aula com Instrutor Oscar
Enviado em 16/04/2019 23:43
Obrigado Flávio pela explicação, ficou bem mais claro.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso