Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Refinamento de histórias de usuário Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 5 - Backlog do produto
Enviado em 23/04/2019 14:14
Supondo que eu esteja refinando um épico de compras em um e-commerce (mesmo exemplo do curso): Faz sentido criar uma história para adicionar produtos ao carrinho para cada tecnologia/plataforma (backend, frontend, android, iOS)?

Minha percepção é que criar somente uma história impacta na estimativa (que pode ser diferente, para cada tecnologia) e também no burndown, pois se, por exemplo, backend e frontend estiverem prontos, mas android e iOS não estiverem, a história não poderá ser concluída.

Por outro lado, dividir uma história por plataforma ou tecnologia pode gerar um "desencontro" de entregas e fazer com que a equipe fique desalinhada.

Também já tive dúvidas sobre dividir as histórias de front e mobile, pois sempre há a parte de design e a parte de integração com API.

Enfim, na sua opinião, Kelvin, qual é a melhor estratégia?
Re: Refinamento de histórias de usuário Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 5 - Backlog do produto
Enviado em 26/04/2019 12:13
Boa tarde, Kimberly

front end e back end eu nao faria a divisão. Conceitualmente uma história é uma fatia completa do bolo, ou seja, passa por todas as camadas. O valor é entregue quando a historia como um todo é entregue e não quando o front fica pronto, ou quando o back fica pronto.

Se a mesma história for desenvolvida em dois produtos diferentes (web e mobile), você poderia ter duas histórias.

abs
Re: Refinamento de histórias de usuário Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 5 - Backlog do produto
Enviado em 16/05/2019 08:34

Bom  dia, Kelvin

Aproveitando o tópico da Kimberly, meu questionamento tem o mesmo título, mas com foco diferente abordado por ela.

Como visto, o backlog é uma lista ordenada de histórias de usuários. Mas na prática, ao refinar um item, ele irá se decompor em dois ou mais itens na mesma lista? Se for esse o caso, os itens "filhos" teriam um rastreamento para a história "pai" (ex.: uma coluna na planilha Excel que indicaria o número do item que a originou) ?

Então, a pergunta solicita uma sugestão em relação a documentação do refinamento do backlog do produto.

abs.
Re: Refinamento de histórias de usuário Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 5 - Backlog do produto
Enviado em 16/05/2019 08:37
Bom dia, Fernando

Sim, isto provavelmente vai acontecer. Se você usa alguma ferramenta para gerenciar o backlog, como o Jira por exemplo, a própria ferramenta já tem função para linkar uma história com a outra.

Se usar um excel, uma opção é fazer o que vc mencionou: criar uma coluna para referenciar a história. 

Abs
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso