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Catálogo de Serviços Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 3 - Gerenciamento de catálogo de serviço (GCS)
Enviado em 21/06/2019 09:54
Olá,

Fiquei em dúvida com relação a classificação dos serviços. O catálogo deve servir de escopo para construção de acordos de nível de serviços, certo? O que percebi no exemplo de catálogo é que o foco está no acordo com os tempos de atendimento. Como ficaria a questão da disponibilidade e capacidade? 
Pergunto isso porque imaginava uma  classificação de serviços como impressão, internet, sistema x, servidor DNS e etc.

Outra pergunta é a respeito da visão negocial, se eu crio um site apresentando apenas os serviços negociais, isso é considerado uma visão negocial?
Re: Catálogo de Serviços Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 3 - Gerenciamento de catálogo de serviço (GCS)
Enviado em 21/06/2019 10:26
Bom dia, Assis

Catálogo serve para os teus usuários saber o que a TI oferece, é igual a um menu de restaurante.  Você pode colocar nele os detalhes de cada serviço que achar relevantes, desde que eles se aplicam a todos os seus clientes. 

Se você terá acordos específicos cobrindo disponibilidade e capacidade, não é no catálogo que você vai por essa informação, mas sim no Acordo de Nível de Serviço com o seu cliente / unidade de negócio. Se o nível de disponibilidade e capacidade são aplicáveis a todos os usuários, então você pode colocar no catálogo. 

Você pode ter um catálogo de serviços com a visão dos serviços que o negócio usa, com as informações que são visíveis e do interesse deles. E você pode ter um catálogo de serviços com a visão dos serviços de TI (apresentando banco de dados, redes, serviço de LDAP, coisas técnicas que o usuário não tem interface, mas são necessários para a entrega dos serviços de negócio, como CRM, Folha de pagamentos, etc.)

Considere que você é livre para fazer o que você quiser, porque não estamos falando de lei ou norma. A ITIL apenas dá uma recomendação e você precisa adaptar as coisas do jeito que façam sentido para você ou que sejam viáveis tecnicamente ou em termos de esforço. Não existe certo ou errado quando estamos falando de implementar coisas. Agora quando estamos falando de exame, existem certos conceitos que devem ser entendidos do jeito que é para ser. 


Abaixo vários exemplos de catálogos para você se inspirar e tentar achar o que é melhor para você
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