Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Definição de pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 4 - Cerimônias no Scrum
Enviado em 23/06/2019 10:36

Kelvin bom dia

Segue minha definição de pronto, eu tive uma dificuldade pois não consegui chegar a uma definição de pronto única para o cliente e para a equipe(Se for raso demais para a equipe como vou cobrar deles as atividades necessárias para maximizar o valor?)
Portanto desenvolvi um DOD para o time e um para apresentar o cliente o que foi feito(são iguais porem o do cliente e mais alto nível)



Check list da equipe 

1.       Existe um card pontuado com o esforço necessário para execução?


2.       Existe uma User Storie aprovada pelo stakholder que solicitou a funcionalidade?


3.       A User Storie foi complementada com as informações técnicas necessárias para sua execução (assinaturas de métodos rest, tipos de entidades a serem criadas, etc....)?

4.       A User Storie foi aprovada pelo desenvolvedor da funcionalidade?


5.       Os pré-requisitos para execução foram cumpridos(disponibilidade de ambientes. execução de scripts SQL, etc...).

6.       A User Storie passou pelo teste do desenvolvedor e este aprovou a funcionalidade?


7.       A User Storie foi desenvolvida e não apresenta nenhum erro bloqueante?


8.       A User Storie tem um ou mais casos de teste funcionais para sua validação e estes foram executados sem erros?

9.       Uma bateria de testes automatizados foi executada com sucesso?


10.   O software esta disponível em ambiente de homologação para a validação do stakholder?

 



Apresentando ao cliente


  • A análise foi feita.

  • Ela foi aprovada pelo solicitante.

  • Todos os impeditivos técnicos e de entendimento para execução foram retirados.

  • O trabalho foi feito e testado em três níveis(por quem fez, pelo analista que solicitou e de forma automatizada).

  • Ela está disponível para homologação em. 


Re: Definição de pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 4 - Cerimônias no Scrum
Enviado em 23/06/2019 11:21
Bom dia, Cristiano

A DOD não é para o Cliente e sim para o time Scrum. Quem de fato define a DoD é o time de desenvolvimento que precisa atender os critérios de qualidade que o PO deseja. Por exemplo: se a performance do software é importante, então o time de desenvolvimento deve incluir na DoD atividades que garantam uma boa performance.

A DoD não deve ser utilizada como instrumento de cobrança, mas como instrumento para aumentar a transparência das coisas que estão sendo feitas.

Por fim, a DoD não deveria ser uma lista de perguntas, mas sim uma lista de atividades que o time de desenvolvimento deve fazer para tornar um incremento pronto e potencialmente liberavel. 


Este exercício serve para o PO entender melhor o lado do time de desenvolvimento, mas quem irá definir a DOD é o time de desenvolvimento levando em consideração os critérios de qualidade do PO.

Considere rever os slides do treinamento bem como analisar as diversas DoDs que já foram postadas neste fórum por outros alunos.
Re: Definição de pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 4 - Cerimônias no Scrum
Enviado em 23/06/2019 19:18

Utilizando como base o que imaginei ser importante esse DOD é mais adequada?


O fonte está versionado.

Passou no teste do desenvolvedor.

Passou no teste automatizado.

Passou no teste de aceitação do PO.

Não existe nenhum erro com media e grande severidade.

70% ou mais dos bugs identificados foram corrigidos.

A funcionalidade esta disponível em homologação para validação dos stakholders.


Re: Definição de pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 4 - Cerimônias no Scrum
Enviado em 23/06/2019 19:46
Boa noite, Cristiano

Sim, este é o caminho. Muito melhor. 

Abs
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso