Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Escrever Histórias de Usuário ´Técnicas´ Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Parte 1 - Gerenciamento de requisitos
Enviado em 02/10/2019 12:18
Sou PO de uma consultoria que estou trabalhando em um produto que é um aplicativo para uma grande rede de restaurantes.

Eu não faço levantamento de requisitos com o usuário final que são os garçons, eu faço com um outro PO da empresa que nos contratou. Como faço levantamento com o PO eu absorvo os requisitos necessários e traduzo em histórias como se fosse o usuário final que estivesse me contando, exemplo:

"Como garçom preciso de uma funcionalidade no aplicativo que me permita cancelar um pedido para que eu possa tomar a ação necessária caso o cliente tenha feito um pedido errado".

Até aí tudo certo...A minha dúvida é que o PO desse produto as vezes me pede requisitos "técnicos" que devem ser desenvolvidos no aplicativo e eu não sei como escrever essas histórias, exemplo:

"O aplicativo deve verificar se a API irá retornar o parâmetro "concedeDesconto", se esse parâmetro for retornado como "True" o aplicativo deverá exibir o campo XYZ, senão o aplicativo não deve exibir nada".

Então minha dúvida é como escrever esse tipo de história, sendo que é uma necessidade interna e técnica do meu produto e quem está me pedindo é o outro PO do lado do cliente?




Re: Escrever Histórias de Usuário ´Técnicas´ Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Parte 1 - Gerenciamento de requisitos
Enviado em 02/10/2019 13:53
Boa tarde, Wellington

você pode adicionar isso como detalhes / regras / teste de aceitação da história de usuário que tem valor para o cliente final. Por exemplo:

"Como garçom preciso de uma funcionalidade no aplicativo que me permita cancelar um pedido para que eu possa tomar a ação necessária caso o cliente tenha feito um pedido errado".

Regras / detalhamento: "O aplicativo deve verificar se a API irá retornar o parâmetro "concedeDesconto", se esse parâmetro for retornado como "True" o aplicativo deverá exibir o campo XYZ, senão o aplicativo não deve exibir nada".

*****************

Uma outra forma (a que eu acho inclusive mais adequada), é pedir que o PO diga o que ele precisa em termos de negócio e não de *como* isso vai ser feito. Por exemplo, ao invés de escrever as regras técnicas como mencionada acima, poderia ser dito o seguinte:

* O sistema deve verificar se há desconto disponível para o cliente. Caso haja desconto, deve apresentá-lo ao cliente. O desconto nunca pode ultrapassar mais que 10% do valor total da compra blá blá blá...


Neste caso, como isso vai ser feito, é uma decisão do time de desenvolvimento: se vai usar API, se vai ser fixo no código, etc etc.


abs



Re: Escrever Histórias de Usuário ´Técnicas´ Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Parte 1 - Gerenciamento de requisitos
Enviado em 02/10/2019 14:32
Kelvin, boa tarde.

Obrigado pela explicação, entendi perfeitamente!


Uma outra dúvida:

Vamos supor que escrevi essa história e coloquei esse desenvolvimento técnico como "Regra/Destalhamento" da história. Essa história entrou na sprint e foi desenvolvida e o incremento liberado para o cliente.

Aí o cliente me pede para adicionar uma nova regra(técnica) a história que já foi desenvolvida. Como posso fazer nesse caso? Voltar a história para o backlog e incluir essa regra ou tentar criar uma nova história só para adicionar essa regra?
Re: Escrever Histórias de Usuário ´Técnicas´ Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Parte 1 - Gerenciamento de requisitos
Enviado em 02/10/2019 15:02
Boa tarde, Wellington

é por isso que a segunda opção é a melhor... rsrsrs 
Foque nas regras de negócio e no problema de negócio a ser resolvido e não necessariamente em *como* tecnicamente isto vai ser feito.

abs

Kelvin
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso