Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Kanban - Teste de Software Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Ferramentas e Técnicas
Enviado em 03/10/2020 15:24
Olá!

Tenho algumas dúvidas sobre a utilização do kanban e melhorias no projeto:

Na última empresa que trabalhei onde estávamos tentando implementar a metodologia ágil, nos perdíamos na definição de pronto e testes, tínhamos o entendimento que o quadro kanban ele "anda para frente", quando uma funcionalidade ia para teste e era encontrado um problema ou alguma melhoria nós não sabíamos se o ítem voltava para a raia de 'a fazer' ou ficava parado na raia de testes indicando que estava com bug e precisava ser corrigido. O PO as vezes olhava pro quadro e via que estava quase tudo para teste mas na verdade o desenvolvedor tinha que atuar e mesmo a equipe sabendo disso o PO não tinha a mesma visibilidade. Qual seria a melhor forma de montar o quadro nesse projeto?

Sobre melhorias não identificas no inicio da sprint e identificadas no decorrer de testes e que impacta em incrementos já entregues, o time de desenvolvimento que decide se deverá ser feito ou é levado para o PO decidir, mesmo sendo algo pequeno como layout de botão para padronizar o sistema?

Re: Kanban - Teste de Software Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Ferramentas e Técnicas
Enviado em 05/10/2020 10:06
Bom dia, Natália

o curso de PSM I é específico sobre SCRUM e não sobre o método Kanban. Embora você possa combinar os dois, este curso não tem o objetivo de ensinar isso. O foco aqui é ensinar/aprender sobre a essência do Scrum. Partindo desta linha, o Scrum não é prescritivo a este ponto e não dirá para você se o cartão volta ou não, aliás, a própria utilização de um quadro kanban é opcional no Scrum. Agora se o PO olha para o quadro e acha que quase tudo está em teste, mas na verdade tem vários problemas, então há falta de transparência. Como solucionar isso? Talvez colocar uma marcação nos cartões com erro (uma X, uma bolinha vermelha, etc), desta forma ao olhar o quadro todos saberiam quais itens estão com problemas. Também é possível voltar o cartão, mas normalmente isso gera outras consequencias como dificuldade com as métricas e a falsa sensação de que o problema estão onde não está, portanto, não é recomendado.

Sobre melhorias, o Scrum também não irá te dizer isso. Leva este ponto para a retrospectiva da sprint e converse com o time para identificar o que funciona melhor para o seu contexto.

abs
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso