Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Inconsistência entre o slide 37 do módulo 3 e a pergunta número 9 do quiz daquele módulo. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Abordagem e organização
Enviado em 17/12/2020 12:31
No slide 37 do módulo 3 é dito que:
"Medidas corretivas, que visão corrigir as falhas
...
Colocar um site para rodar em um servidor de contingência, caso tenha acontecido uma falha no servidor principal. 
Então, ai na correção, entram também os arranjos stand-by. Os planos de contingência podem ser evocados.
Inclusive isso pode ser questão de exame. Em que fase do ciclo de vida você evoca os planos de contingência. 
Planos de contingência também conhecidos como arranjos de stand-by, que é o termo utilizado no livro de referência, eles são aplicados e evocados ai no estágio, na fase de recuperação. ..."

Já no enunciado da questão 9 é dito:
"Um incêndio interrompe os trabalhos da filial de uma empresa de seguros de saúde. 
Os funcionários são transferidos para escritórios vizinhos para continuar seu trabalho como uma medida de recuperação dos serviços de negócio. 
No ciclo de vida do incidente, onde são geralmente encontrados os acordos stand-by (plano de contingência)?"

Como se percebe, no enunciado do problema diz-se: "Um incêndio interrompe os trabalhos... ...como uma medida de recuperação...", reforçando que as medidas de stand-by ocorrem no ciclo de recuperação, nas medidas corretivas.

Além disso, na justificativa, diz-se:
"JUSTIFICATIVA:
Um arranjo de stand-by (plano de contingência ou também conhecido como um plano B) um de uma medida corretiva a fim de limitar os dados que podem ser causados após um incidente. 
Um arranjo stand-by também pode ser feito como um meio para recuperar um serviço quando acontece algum evento de desastre ou incidente. 
Exemplos: 
- O uso de um escritório diferente para realocar o pessoal em caso de enchente ou incêndio; 
- Reinstalar aplicativo e banco de dados a um aplicativo web em um servidor na nuvem caso o servidor local não possa ser recuperado prontamente.

Nesse caso, podemos dizer que o arranjo stand-by pode ser acionado logo após a ocorrência de um incidente, antes mesmo do primeiro dano."

Percebe-se na justificativa duas expressões claras, quando se fala do stand-by: "... uma medida corretiva... " e "...um meio para recuperar...". Também é afirmado no slide 37 que  o arranjo stand-by é uma medida de recuperação.

Entretanto, a resposta considerada correta para esta questão é a alternativa "D) Entre os incidentes e o dano", ao invés da alternativa "C) Entre o dano e a recuperação".

Conclusão:
A meu ver, ou o slide está inconsistente, ao afirmar que o arranjo stand-by é acionado na medida corretiva, ou então, a resposta  à pergunta número 9 está incorreta. A meu ver, esta última está em desacordo com o conceito passado.
Re: Inconsistência entre o slide 37 do módulo 3 e a pergunta número 9 do quiz daquele módulo. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Abordagem e organização
Enviado em 17/12/2020 12:37
Boa tarde, Rosemeire

O correto é que o plano stand-by possa ser invocado entre Incidente e Dano, uma vez que não é necessário esperar o dando acontecer para invocar o arranjo stand-by. Por exemplo, um link de internet secundário pode ser um arranjo stand-by, caiu o link primário, invoca o link secundário, sem gerar indisponibilidade no serviço, ou seja, antes do dano acontecer. 

Irei verificar essa questão na atualização do curso gravado que irei liberar em janeiro. Por ora verifiquei o ajuste apenas nas questões do simulado. 

Há uma versão ao vivo deste curso disponível no MATERIAL EXTRA, que traz alguns ajustes nos slides. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso