Blog

Certificações

Axelos lança a nova certificação ITIL® Practitioner

Em maio de 2015 o AXELOS anunciou o desenvolvimento da nova certificação ITIL Practitioner. Este poderá ser o próximo passo depois da ITIL Foundation para profissionais que já aprenderam o básico do gerenciamento de serviços de TI. Após o nível Foundation, o profissional poderá escolher entre fazer o curso Practitioner ou fazer os cursos Intermediários já existentes. 

ITIL é uma biblioteca de livros tida como a principal referência mundial de melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI. Desde a sua criação, mais de 2 milhões de profissionais realizaram exames ITIL em mais de 180 países.  Desde a última grande mudança no esquema de qualificação de profissionais em ITIL que ocorreu em 2007, o nível inicial é o Foundation - que leva a níveis intermediários especializados em ciclo de vida (lifecycle) ou em capacidades (capabilities). A seguir vem o exame Managing Across the Lifecycle e depois os exames ITIL Expert e ITIL Master. Com a nova certificação Practitioner, os profissionais ITIL Foundation poderão continuar sua evolução partindo para os cursos Intermediários ou para o Practitioner. A figura abaixo mostra como estava estruturado o esquema de qualificação em ITIL e as opções de migração para quem tem as antigas certificações em ITIL V2.

Esquema de qualificação itil

 

Por que a criação desta nova certificação? A AXELOS notou que quando obtêm a certificação ITIL Foundation, muitos profissionais  apenas adquirem certo nível de consciência sobre a importância dos processos e absorvem a terminologia básica utilizada no gerenciamento de serviços, mas não ganham conhecimento para que possam levar as práticas para as suas organizações. O curso e a certificação ITIL Practitioner podem ser um pontapé inicial para isto. Além disto, fazer vários cursos intermediários pode ser muito custoso para a maioria das pessoas. A certificação Practitioner será baseada em apenas um curso e um exame. 

Outros principais objetivos da certificação ITIL® Practitioner são:

  • Melhorar a capacitação das pessoas em toda a organização, levando-as a adotarem e adaptarem a ITIL em seus papéis no dia a dia para alavancar a melhoria contínua e para gerar o máximo de benefícios ao negócio.
  • Fazer uso de recursos tecnológicos, como automação, relatórios em tempo real e cloud computing para aumentar a qualidade e a eficiência do desenho e da entrega de serviços.
  • Aproveitar outros frameworks e boas práticas, como Lean IT, DevOps, Agile e SIAM para aumentar ainda mais o valor do gerenciamento de serviços de TI.

A certificação ITIL Practitioner também valerá créditos que contarão para quem quer alcançar a certificação ITIL Expert da mesma forma que as certificações Foundation, Intermediate e Managing Across the Lifecycle (MALC). Atualmente, para ser um ITIL Expert o profissional precisa acumular 22 créditos.

A certificação Foundation será um pré-requisito a certificação Practitioner, embora esta não seja pré-requisito para as qualificações intermédias. Esta nova certificação ainda está em desenvolvimento, ainda não tem currículo oficial e o exame somente estará disponível no final de 2015. O exame terá estilo parecido com os exames intermediários, com estudo de caso e questões de múltipla escolha. Será também mais prático que as certificações intermediárias, que tendem a ser mais teóricas. Inicialmente será oferecido apenas em inglês e mais adiante estará disponível em outros idiomas.

Mais informações podem ser obtidas no link abaixo:
https://www.axelos.com/qualifications/itil-qualifications

Tags: