Blog

itil

Divulgado o novo esquema da ITIL 4

Em 1 de outubro de 2018, AXELOS anunciou o novo esquema de qualificação ITIL 4 na Conferência Fusion2018 sobre gerenciamento de serviços.

Abaixo está o novo esquema.

 O novo esquema compreende os seguintes módulos:

  • ITIL Foundation;
  • ITIL Specialist (existem 3 módulos distintos);
  • ITIL Strategist;
  • ITIL Leader;
  • ITIL Master.

A certificação ITL 4 Foundation será obrigatória para avançar para os módulos seguintes. Para prestar este exame do nível Foundation, não será necessário passar por treinamento credenciado, ou seja, ainda será permitido o autoestudo. 

Os títulos dos módulos avançados ficaram bem mais atrativos. Apenas com um curso/exame, o profissional pode se tornar ITIL "Specialist", "Strategist" ou "Leader". Essa mudança a AXELOS implementou porque houve muitas queixas com a venda dos cursos do nível intermediário no esquema da v3, pois muitos profissionais não enxergavam valor em obter um título "Intermediate". 

O novo esquema não é baseado em créditos como no esquema da v3. Para obter a credencial ITIL Managing Professional (ITIL MP) ou ITIL Strategic Leader (ITIL SL), o profissional precisa completar todos os módulos da trilha correspondente, sendo que o módulo ITIL Strategist é universal nas duas trilhas. Por exemplo, para obter o título ITIL MP, após ser certificado ITIL 4 Foundation, o profissional precisará completar 3 módulos Specialist (Create, Deliver & Support, Drive Stakeholder Value e High Velocity IT) e o módulo ITIL Strategist Direct, Plan & Improve.  

Ainda não há detalhes sobre a credencial ITIL Master. 

O primeiro exame de certificação ITIL 4 Foundation está disponível desde o primeiro trimestre de 2019, inicialmente somente nos idioma inglês, espanhol, francês e alemão. A AXELOS ainda não confirmou a tradução desse exame para o português, mas não temos expectativa de que ele estará disponível em português em 2019. E os demais exames (Specialist, Stretegist e Leader) começarão a ser liberados a partir do final do segundo semestre de 2019, também a princípio somente no idioma inglês. 

 

O que acontece com quem já está certificado na ITIL v3?

Quem possuir alguma certificação em ITIL não será prejudicado, seu investimento continuará protegido. As certificações em ITIL não expiram, continuarão valendo por tempo ilimitado.  Porém é preciso considerar que o ITIL 4 Foundation será pré-requisito para quem quiser realizar os módulos de Specialist, Strategist ou Leader do novo esquema.

 

Haverá migração para quem está certificado ITIL v3?

A boa notícia é que haverá uma opção de migração para a ITIL 4. Os profissionais que possuírem 17 créditos dos módulos Foundation e Intermediate / Practitioner ou o título ITIL Expert poderão se beneficiar de um módulo de transição para o ITIL Managing Professional, o qual estará disponível a partir do segundo semestre de 2019.  Este módulo incluirá um curso e um exame, cobrindo os principais elementos da trilha ITIL Managing Professional.

 

Não haverá exame de migração (bridge) para quem possuir apenas a certificação ITIL Foundation (v3). Profissionais que possuem a certificação ITIL Foundation (v3) e quiserem atualizar o seu título para ITIL 4, precisarão prestar um novo exame de Foundation.  

A AXELOS recomenda para quem possuir alguma certificação atual que continue sua jornada de estudos acumulando créditos no esquema da ITIL v3 para então prestar o exame do módulo de ITIL 4 Managing Professional Transition.   

Veja algumas vantagens de continuar estudando pelo esquema da ITIL v3:

  • A maioria dos exames está disponível no idioma português. Você pode realizar todos os exames Foundation e Intermediários da trilha Capability em português. Considere ainda que os exames da ITIL 4 serão lançados inicialmente somente em inglês. Por enquanto, não há nenhuma garantia de que os novos exames serão oferecidos em português.
  • O conhecimento obtido a partir da ITIL v3 não será perdido. A ITIL 4 retém o melhor do ITIL v3 / 2011, com a maioria das práticas e processos que você conhece. E, fazendo o curso de transição para ITIL 4, você não precisará estudar novamente todos os processos, bastará apenas estudar o que há de novo na ITIL 4. Se você já possui a certificação ITIL Foundation (v3), sugerimos avançar para os módulos intermediários OSA, RCV, PPO e SOA. Não será necessário realizar o módulo MALC (Managing Across the Lifecycle), a menos que você queira obter o título ITIL Expert. Em vez de realizar o MALC, será possível optar pelo módulo de transição para ITIL 4, que deverá estar disponível somente no segundo semestre de 2019. 
  • Será mais rápido alcançar o título ITIL Managing Professional do esquema ITIL 4 iniciando pelo esquema da ITIL v3. Isso porque talvez nem todos os exames do novo esquema sejam lançados em 2019. Acreditamos que poderá levar de 12 a 18 meses para que todos os novos exames sejam lançados.

A AXELOS também nos informou que os exames da ITIL v3 poderão ser oferecidos até meados de 2020. E será divulgada com pelo menos 6 meses de antecedência a data oficial de descontinuidade desses exames. Então haverá tempo suficiente para que todos os profissionais que já iniciaram os estudos pelo esquema da ITIL v3 possam completar os créditos necessários para o módulo de transição para ITIL 4.

 

O que a ITIL 4 tem de novo?

O que sabemos até agora sobre a ITIL 4:

  • Os processos atuais, como o Gerenciamento de Incidentes, que todos conhecemos e compreendemos, ainda estarão no coração da ITIL4.
  • O framework não é mais baseado em um ciclo de vida de serviço, mas sim a partir de um fluxo de valor flexível.
  • O foco principal da ITIL4 será a integração com outros frameworks e metodologias como DevOps, LEAN e Agile.
  • A ITIL 4 expande as versões anteriores, fornecendo uma base prática e flexível para apoiar as organizações em sua jornada para o novo mundo da transformação digital.

 

 

Tags: