Com este curso você adquire a capacitação necessária para passar nos exames de certificação EXIN ITSM Foundation e Foundation Bridge. Não é obrigatório fazer um curso presencial e nem comprar outro material para preparação, pois todo o material para autoestudo é fornecido como parte do curso. Além disto, este curso está devidamente credenciado pelo EXIN.
Atualização da norma ISO/IEC 20000:2018
Importante alertar que este curso está baseado na norma versão 2011 e já foi liberado
a norma versão 2018. O currículo do exame do EXIN já está considerando essa nova norma. Se você for prestar o exame, é necessário comprar a nova norma e fazer uma revisão dos requisitos obrigatórios, pois não há garantia de que esse curso será suficiente para passar no exame. Não temos expectativa de atualizar esse curso. Ao adquirir esse curso, não há nenhuma garantia de que iremos oferecer um curso atualizado para a nova norma.
Pode ser pago por boleto, depósito ou cartão de crédito. Há opção de parcelamento por cartão através do PagSeguro ou PayU.
Simule o parcelamento Pague menos nos pacotes promocionaisO que é a ISO/IEC 20000?
Esta é uma norma internacional criada especialmente para o gerenciamento de serviços de TI. Esta norma especifica os requisitos mínimos para o provedor de serviços planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Serviços (SGS). Com base nesta norma os provedores de serviços podem ser auditados e obter uma certificação. Além da certificação para empresas, existem as certificações voltadas para os profissionais de TI que desejam comprovar seus conhecimentos nesta norma. O instituto de exames EXIN oferece desde 2008 um programa de qualificação profissional baseado nesta norma, o EXIN ITSM, que é composto de 4 níveis.
Este curso fornece as habilidades e conhecimentos fundamentais permitindo a participação em equipes de trabalho envolvidas com o gerenciamento de serviços.
A ênfase está no Sistema de Gestão de Serviços (SGS) e em processos de gerenciamento de serviços, especificamente os principais conceitos e terminologias básicos do gerenciamento de serviços de TI baseados na ISO/IEC 20000:2011.
Durante este curso você irá:
Este curso destina-se a todos que desempenham um papel ou possuam interesse no gerenciamento de serviços de TI. Papéis específicos incluem:
O curso é composto por mais de 380 slides gravados com áudio, contendo explicações detalhadas sobre cada tópico, como se você estivesse em um curso presencial. São mais de 9,5 horas de gravação em áudio e 7 horas para realização dos quizzes e simulados propostos.
O tempo estimado para completar este curso é de 16 horas, dependendo do desempenho do aluno nos exercícios.
Você assiste ao curso utilizando o nosso ambiente de ensino virtual. As aulas gravadas ficam disponíveis no site e para assisti-las é necessário estar conectado à internet. Não oferecemos o download das aulas gravadas. Entretanto, podem ser baixados para o seu computador os slides do curso e o material extra.
Além do acesso às aulas gravadas você receberá:
É importante alertar que nossos arquivos em PDF estão protegidos e seu conteúdo salvo em formato imagem para evitar a cópia indevida dos nossos textos. Permitimos apenas a impressão para uso pessoal. Nosso conteúdo é protegido por lei. Você somente poderá fazer uso do nosso material para o seu aprendizado e preparar-se para o exame.
Todo o material é em formato digital. Não enviamos nenhum material impresso pelo correio. Para assistir às aulas gravadas é necessário estar conectado à internet. Aulas e materiais complementares estão disponíveis na área restrita do site. Após confirmarmos o pagamento, seu acesso ao conteúdo do curso será liberado.
O conteúdo deste curso foi distribuído em 11 módulos englobando todos os tópicos dos currículos dos exames fundamentos do gerenciamento de serviços de TI EXIN baseado na ISO/IEC 20000:2011
Módulos do curso
Flávio R. Pinheiro, ITIL Expert, PMP, etc.
Especialista na área de qualidade e processos na área TI e negócios. Tem mais de 15 anos de experiência na área da Tecnologia da Informação. Atuou por vários anos na indústria de software como gerente de projetos e de desenvolvimento. Participou também como mentor de produtos para gestão de serviços de TI. Tem 10 anos de experiência com o uso da ITIL atuando como consultor em vários projetos de governança de TI. Há mais de 10 anos atua como instrutor em cursos relacionados com gestão de TI.
Tem formação como bacharel em Administração de Empresas pela FURB. MBA em Marketing de Serviços pela FGV. Master certificate in Applied Project Management pela Villanova University, EUA.
Possui várias certificações reconhecidas como ITIL Manager, ITIL Expert, COBIT Foundation, CTFL (Certified Tester Foundation pela ISTQB), PMP (Project Management Professional), EXIN ITSM Consultant based on ISO/IEC 20000 , BPM Expert Fundamental pelo OMG. Está entre os primeiros profissionais no Brasil que recebeu o título ITIL Expert.
Está credenciado a ministrar cursos oficiais do EXIN.
Após concluir o curso, você receberá gratuitamente o certificado digital de participação no formato PDF. Para o certificado impresso, é cobrada uma pequena taxa extra de R$ 20,00, para cobrir as despesas relativas ao envio pelo correio. A solicitação do certificado impresso pode ser feita somente após o término o curso.
Para que você possa acessar as aulas gravadas, é necessário possuir as seguintes configurações em seu computador:
Você pode assinar este curso a partir de um pacote promocional e com isto obter um desconto maior. Veja abaixo os pacotes promocionais que incluem este curso:
Os pacotes são compostos por cursos oferecidos na forma individual. A única vantagem de comprar um pacote de cursos é que você receberá um superdesconto. Se você não decidir pelo pacote de assinatura agora, mais tarde você não terá a chance de receber os mesmos descontos. O prazo para completar os cursos do pacote é o mesmo que o oferecido no curso avulso. São 12 meses para completar todos os cursos assinados. E são oferecidos 6 meses para ativar os cursos. Então, se você assinar 3 cursos, terá até 6 meses para ativar os 3 cursos e 12 meses para completar todos os cursos. O prazo de 12 meses começa a contar a partir da ativação. Se não for feita ativação em até 6 meses, ocorrerá então a ativação automática pelo sistema. A carga horária dos pacotes é a soma de todas as horas gravadas dos cursos inclusos no pacote. Entretanto, não fornecemos um certificado para o pacote, somente certificados individuais para cada curso. Para cada curso incluído no pacote, você terá direito de solicitar um certificado de participação. Não há custos para obter o certificado PDF. Para envio dos certificados impressos, será cobrada uma taxa de R$ 20,00 por certificado.
Público-alvo: é direcionado a qualquer profissional que tenha certificação em ITIL® Fundamentos (qualquer versão anterior) e que deseja explorar outra dimensão contida no gerenciamento de serviços.
Pré-requisitos: certificado ITIL Foundation (qualquer versão).
Nível de dificuldade: fácil.
Formato do exame: é composto por 20 questões de múltipla escolha, sendo necessário acertar no mínimo 13 questões (65%). 60 minutos de duração. Disponível em português. Sem consulta ao material.
Instituto certificador: EXIN.
Onde realizar: o exame distribuído pelo EXIN pode ser realizado em centros de testes VUE espalhados pelo Brasil e também remotamente via internet pelo sistema EXIN ANYWHERE.
Certificado: o resultado de aprovação sai na hora. O certificado digital (em PDF) é liberado em até 3 dias após a aprovação na VUE e em até 10 dias se for pelo sistema EXIN ANYWHERE. Esse certificado vale por tempo indeterminado, não expira e não precisa pagar taxas anuais de manutenção.
Taxa para reexame: se reprovar na primeira tentativa e quiser realizar o exame novamente terá que ser pago a mesma taxa. Não existe desconto para reexame.
Órgão aplicador | Taxa | Valor em reais com IOF | Observação |
---|---|---|---|
VUE | US$183.00 | R$1.075,19* | A PEARSON VUE é o aplicador do exame presencial local. Consulte os locais mais próximos. A taxa aqui é paga diretamente no site do aplicador. O exame tem que ser agendado com no mínimo 2 dias úteis de antecedência. |
EXIN ANYWHERE | US$164.00 | R$963,56* |
Utilize o código 8DFE8D564FC5 no site do EXIN para obter 6% de desconto sobre o valor.
O sistema EXIN AnyWhere permite realizar o exame em casa e em qualquer horário sem necessidade de agendamento. Basta ter uma internet rápida com mais de 1 MB de upload, microfone e webcam. Consulte o site do EXIN para ver como funciona este exame e também para fazer o teste de requisitos. |
Sim. Somos uma empresa com mais de 10 anos de existência e já treinamos mais de 10.000 profissionais nesse tema. Trabalhar com honestidade é crucial para sobreviver no mercado atual.
O curso está gravado e você o inicia imediatamente após a confirmação do seu pagamento. Não é necessário esperar formar uma turma.
Não, todo o material é eletrônico. Você irá baixar os slides em PDF e apostilas, assistir às aulas e usar o simulado online através da área restrita do site. Ao fazer a inscrição no curso você informará seu e-mail e uma senha de acesso ao ambiente de ensino virtual.
Não. As aulas gravadas somente podem ser acessadas se você estiver conectado à internet. Para estudo offline, disponibilizamos os slides do instrutor em formato PDF.
Sim. A TIEXAMES oferece no seu ambiente de ensino virtual o acesso ao fórum de discussão onde o aluno poderá enviar dúvidas ao instrutor do curso referente ao conteúdo apresentado nos slides. As dúvidas são respondidas normalmente no mesmo dia. O prazo máximo de resposta é de 48 horas de segunda a sexta-feira. Utilizamos o fórum de discussão para compartilhar as dúvidas com outros alunos. A dúvida de um aluno pode ser também a sua dúvida. Nosso fórum também permite a você enviar dúvidas privadas para o instrutor, sem ter que compartilhá-las. É importante alertar que iremos tirar dúvidas apenas sobre o conteúdo apresentado no curso, não forneceremos assessoria para a modelagem de processos específicos da sua empresa.
Sim. O conteúdo do curso é completo, cobre todos os assuntos dos exames EXIN ITSM Foundation e Foundation Brige. Além disto, há várias questões de exame durante o curso e no simulado online para testar todos os assuntos do exame.
ITIL® é uma coleção de melhores práticas dentro da área de gerenciamento de serviços baseadas na experiência de organizações de TI. As empresas podem usar a ITIL ® para a estruturação, melhoria e gestão de processos internos de TI, mas não podem certificar-se em ITIL®. A ISO/IEC 20000 é uma norma internacional independente que define requisitos de qualidade para organizações na área de gerenciamento de serviços de TI. As organizações podem obter a certificação em ISO/IEC 20000. Dessa forma, elas podem provar que são bons fornecedores de serviços de TI. A ISO/IEC 20000 é também "framework-neutro", independente de frameworks/modelos.
Não. A certificação do EXIN é independente e foi desenvolvida para testar o conhecimento de pessoas referente à norma ISO/IEC 20000. A ISO.org não testa conhecimento de pessoas, apenas desenvolve normas. O certificado do EXIN é reconhecido pelo mercado de trabalho e empresas que já são certificadas ou estão em busca da certificação ISO/IEC 20000, que vão ver algum valor em contratar profissionais certificados pelo EXIN.
Neste curso há um módulo específico explicando este processo de certificação para empresas. Basicamente, a empresa que deseja se certificar nesta norma tem que atender a todos os requisitos da ISO/IEC 20000-1 e contratar uma auditoria de certificação a partir de um Corpo de Corpo de Certificação Registrado.
Quem passa no exame de ITIL Foundation passa com facilidade nos exames ITSM Foundation e Foundation Bridge do EXIN. A norma ISO 20000 é baseada nos conceitos da ITIL. Este exame também tem 40 questões e é necessário acertar 65% para passar. Consideramos o exame de ISO 20000 Foundation um pouco mais díficil que o exame de ITIL.
Não. O candidato nesta situação pode escolher qual dos dois exames irá prestar. O certificado será o mesmo independente do exame escolhido.
Não. O título do certificado recebido será o mesmo independente do exame escolhido: "IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000".
Pelo fato de os tópicos dos currículos dos exames serem comuns, muitas questões do exame Foundation caem no exame Bridge. Somente não caem no exame Bridge questões relacionadas a conceitos básicos sobre a abordagem de processos e aplicação prática nos processos de gerenciamento de serviços de acordo com a ISO/IEC 20000-2.
Sim. Após a aprovação no exame Bridge o EXIN solicitará ao candidato o envio do certificado ITIL Foundation para atender ao pré-requisito deste exame. Caso o candidato tenha realizado o exame de ITIL pelo EXIN, a comprovação de pré-requisito será automática.
O EXIN tem um programa próprio de qualificação baseado na ISO 20000, com currículo um pouco diferente em relação ao programa oferecido pelo APMG. Entretanto, tanto a certificação do EXIN com a do APMG tem o mesmo reconhecimento no mercado. O conteúdo desenvolvido para este curso é específico para a certificação do EXIN.
No momento não.