Fórum de discussão
Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.
Enviado em 30/05/2012 10:21
Eu trabalho em uma IES (Instituição de Ensino Superior) e devido a certas particularidades destes cenário estou com algumas dificuldades de estruturar o catálogo de serviços.
Pergunta1 :
Devo apresentar somente os serviços utilizados pelos usuários / colaboradores / acadêmicos / clientes?
Por ex.: Serviço de BD (não deverá ser apresentado no Catálogo pois sozinho não oferece nada ao usuário)
E sim, devo apresentar os SISTEMAS que utilizam BD e são oferecidos aos usuários... e talvez eu apresente o BD como uma dependência para o Serviço funcionar.
Pergunta 2:
E a utilização de Desktops e Projetores como poderá ser apresentada?
Por ex.: Além de Desktops Administrativos, fornecemos tb recursos computacionais em LABORATÓRIOS, SALAS DE AULA INFORMATIZADAS, etc... etc... Tb são serviços??? Como podem ser apresentados?
Obs.: para detectar os principais serviços utilizei uma técnica recomendada em um dos slides... levantar todas as ferramentas e contratos e a partir disso explorar os serviços gerados por estes recursos.
Segue abaixo um breve rascunho de Catálogo de Serviços que comecei a documentar.
Se possível agradeço se enviar sugestões, correções e recomendações.
Academics Systems
Agendamento de Recursos
Dspace (Repositório Digital)
Lattes (Currículos Docentes)
Moodle (E-learning)
Pergamum (Biblioteca)
Portal do Aluno
Portal do Professor
Seer (Revistas Digitais)
Siga (Gestão Acadêmica)
Tedesco (Processos Sajuir)
WordPress
WikiTeca (Wiki Biblioteca)
Accounts & Passwords
Identidades, Contas e Acesso de Usuários
Business Systems
Intranet
Liquid (Gerenciamento Eletrônico de Docs -GED)
Microsoft Sharepoint (Contratos / Comercial / Novos Cursos)
Ronda (Acesso e Segurança - PONTO)
Sapiens (Gestão Empresarial - ERP)
Vetorh (Gestão de Pessoas - RH)
Classrooms, Labs & Course Mgmt.
Ateliês Informatizados
Laboratórios de Informática
Salas de Aula Informatizadas
Desktop Computing
Entrega de Atualizações de SO
Entrega de Desktops
Entrega de Sistema Operacional
Manutenção a Hardware de Desktops
Email & Calendar
Calendario Compartilhado
Media & Events
Estrutura de Suporte a Eventos
Transmissão e Gravação de Eventos
Vídeo Conferência
Network, Data Center, Connectivity
Conexão de Hosts na Rede
Conexão Internet
Conexão Rede Local
Conexão MPLS
Conexão Rede Wireless
Monitoramento de Disponibilidade e Capacidade
Provisionamento de Servidor
Armazenamento Remoto
Other Systems
ApoiOcomon
ManutOcomon
Microblog
Ocomon
Portal Lab.
PraticaOcomon
Wiki
Printing
Controle de Impressão
Entrega de Impressoras
Security & IT Policy
Backup de Arquivos
Políticas de Segurança
Segurança de Rede
Segurança de Servidores e Desktops
Software
Entrega de Softwares
Licenciamento de Softwares via Rede
Telephone
Tarifador
Telefonia Interna
Telefonia Móvel
Enviado em 31/05/2012 07:58
Vou responder as questões a nível de conceito, já que não é o foco do curso Foundation mostrar aspectos práticos da criação do catálogo.
Pergunta1 :
Devo apresentar somente os serviços utilizados pelos usuários / colaboradores / acadêmicos / clientes?
Por ex.: Serviço de BD (não deverá ser apresentado no Catálogo pois sozinho não oferece nada ao usuário)
E sim, devo apresentar os SISTEMAS que utilizam BD e são oferecidos aos usuários... e talvez eu apresente o BD como uma dependência para o Serviço funcionar.
R: Componentes do serviço não precisam ser mostrados no catálogo de serviço de negócio. Lembre-se do que foi apresentado no curso, existe o catálogo de serviço técnico e de negócio. Somente o que o usuário usa de fato e precisa ter conhecimento você divulga no catálogo de serviço de negócio. A parte técnica, que é para a TI ter conhecimento, você cria em outra versão do catálogo, que é o catálogo de serviço técnico.
Pergunta 2:
E a utilização de Desktops e Projetores como poderá ser apresentada?
Por ex.: Além de Desktops Administrativos, fornecemos tb recursos computacionais em LABORATÓRIOS, SALAS DE AULA INFORMATIZADAS, etc... etc... Tb são serviços??? Como podem ser apresentados?
R: Estes itens podem ser catálogados. Eles em si não são serviços,são recursos, mas são itens que você fornece suporte, pode ter requisição de serviço associada. No catálogo você pode representar na maneira que você achar mais apropriada para os seus usuários, pode criar categorias Laboratórios, Desktops administrativos, e em baixo você pode inclusive dizer que tipos de requisição de serviço você fornece, como troca de mouse, teclado, manutenção,etc. Se não quiser publicar no catálogo os tipos de requisição, pode criar um menu na web onde você divulgará a lista de todos os tipos de requisição possíveis associados aos recursos dos laboratórios, assim o usuário saberá o que solicitar e o prazo de atendimento para cada tipo de requisição.
Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.
Leia a licença de uso