Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


ITIL em toda a empresa ? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 21/03/2013 03:53
Olá,

Gostaria de compartilhar um dúvida mais ampla, nesse conceito de implantação de ITIL nas corporações : é possível implantar ITIL em [color=#FF0033] TODA a empresa ?

Obviamente, que não incluo nisso, empresas com segmento diferentes do segmento de serviços.

E, mesmo no segmento de serviços, restrinjo ainda mais o escopo a empresas que desenvolvem atividades "baseadas em desenvolvimento intelectual".

Imaginem, apenas como exemplo, um jornal... que planeja, projeta, desenvolve e suporta todo o ciclo de produção e distribuição de conteúdo.

A grosso modo, essa atividade tem várias regiões de sobreposição com sua própria unidade interna de de TI, afinal, assim como sua própria unidade de TI, oferece a seus clientes serviços baseados em tecnologia e informação.

Também é óbvio que existem atividades específicas que só cabem nesse tipo de negócio : por exemplo, o modelo de comercialização do jornal é completamente distinto do modelo comercial de uma empresa prestadora de serviços de TI.

De qualquer modo, analisando a estrutura de processos da ITIL, existem diversos processos que podem ser "adaptados" à gestão do próprio Jornal.

Sem querer estender demais esse post, cito três exemplos :

> Gerenciamento de portfólio de serviços : em sua linha editorial o jornal tem produtos que deverão ser desenvolvidos ( funil ), estão sendo publicados ( catálogo ) e foram descontinuados.

> Gerenciamento de mudança : alguma dúvida que nesse cenário existem tantas mudanças quanto existem em TI ?

> Gerenciamento de incidentes : embora em menor escala que uma operação de TI ( será ?!? ), o jornal também tem seus incidentes próprios, que devem ser atendidos conforme as mesmas premissas do gerenciamento de incidentes da ITIL.

Enfim, poderíamos estender esse raciocínio a outros processos e até mesmo negócios de outras naturezas...

Faz sentido imaginar a ITIL como uma plataforma tão flexível a ponto de ser adaptada para suportar outros segmentos de serviço que não só a TI ?

Obrigado pela atenção,

_________

Marcos

--

Re: ITIL em toda a empresa ? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 21/03/2013 04:01
Marcos,

muitas práticas de gerenciamento de serviços propostas pela ITIL podem ser levadas para outras áeras que não sejam de TI. Até porque, tem que pensar que muitas coisas propostas pela ITIL vieram de boas práticas de empresas do setor de serviços, como hotelaria, empresas áreas, restaurantes. E também considerar que muitas práticas derivam de livros de administração, marketing, finanças, entre outros. Usar algo proposto pela ITIL em outra área que não seja de TI não tem mal algum. Se funcionaria bem, por que não usar? Governo de Londres, para você ter uma ideia, usou muitas práticas da ITIL para gerenciar questões relacionadas as olimpiadas.

De qualquer modo, é importante deixar claro que os livros da ITIL foram criados especificamente para tratar questões de gerenciamento de serviço de TI apenas. Qualquer outra adaptação que não seja para TI, não haverá suporte completo dos livros e nem dos cursos do curriculo ITIL.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso