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Resposta do exercício 2 do módulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 30/05/2013 03:00
Flávio, antes de olhar sua resposta, fiz o estudo de caso da Cooperativa, conforme consta no exercício 2 do módulo 4. A análise que fiz não foi apenas no escopo da COOPERTI, mas também, da TIWAY, como se fosse uma "consultoria compartilhada" (não sei até onde isso seria possível na prática no intuito de redução de custo de auditoria, mas acho que não seria impossível)... Haveria como fazer uma análise do relatório, no sentido de dizer se eu escrevi alguma "besteira"? Muito obrigado.

1. Clientes não conseguem fazer TED, DOC nem pagamento de contas devido à um atraso do projeto. Indicativo de um mal gerenciamento de projetos por parte de AMBAS as empresas, seja por definição de prazo, seja por alocação de recursos ou por definição de escopo. O processo PO10, em um determinado nível de maturidade, ajudaria a evitar esse problema.

2. Lentidão e indisponibilidades ocasionais do sistema. Conforme definido pela TIWAY, o problema é causado pela Infraestrutura de TI da cooperativa. Nesse caso, observa-se uma falta de um processo de gerenciamento de desempenho e capacidade (DS2), uma vez que os recursos de infraestrutura não são suficientes para suportar o as requisições do portal. O sistema deveria ter tido seus requisitos mínimos de capacidade (como processamento, memória, rede) documentados / estimados antes de entrar em produção. Além disso, deve-se monitorar o desempenho do sistema para que se possa estimar necessidades de aumento dos recursos de TI aplicados na infraestrutura do mesmo.

3. Informações desatualizadas do extrato bancário. As informações não são íntegras ou confiáveis (o cliente sabe que fez um pagamento e que o mesmo ainda não consta no extrato). Caso a atualização esteja desatualizada por questões de desempenho, o processo DS2, apresentado anteriormente, ajudaria a evitar o problema. Entretanto, se for algum processo interno do sistema que esteja apresentando erro na hora de atualizar uma determinada informação, o que seria um erro de desenvolvimento, percebe-se a inexistência ou imaturidade do processo DS5 (Garantir a segurança dos sistemas). Esse processo implanta o monitoramento e teste periódico para manutenções preventivas e corretivas decorrentes de falhas de segurança.

4. Muitas atualizações em caráter de urgência são feitas no portal. Além disso, observa-se que a equipe de antendentes também não dominam a situação decorrente dos vários chamados em sua Central de Serviços por não receber documentação ou treinamento de uso o sistema por parte da TIWAY. Nesse sentido, a TIWAY pode estar com baixa maturidade em seu processo de gerenciamento de mudanças. Além disso, pode ser que a TIWAY não tenha conhecimento suficiente dos processos da COOPERTI para evitar que uma determinada mudança em uma funcionalidade ou módulo venha a ocasionar indisponibilidades ou erros de operações em outro aspecto do sistema. A falta de documentação e treinamento pode ser causada pela inexistência ou imaturidade do processo de Gerenciamento de Liberação e Implantação, que seria responsável além da liberação, pelo treinamento de usuários e equipe de suporte. Nesse caso, o processo AI6 (Gerenciar mudanças) poderia ter evitado a ocorrência desses dois problemas.

5. Muitos sócios estão descontentes com o portal. Isso mostra que a alta administração não tem tido participação na validação de um sistema que é a imagem da cooperativa para seus clientes! Isso mostra um não alinhamento entre a equipe de desenvolvimento da TIWAY e as necessidades da COOPERTI, ou então a falta de comunicação entre o gestor de relacionamento/contrato da COOPERTI com a alta administração. Em ambos os casos, o problema está na falta de comunicação dos stakeholders e na falta de avaliação/validação da solução pelo Comitê de TI. Esse problema poderia ter sido evitado pela implantação do processo PO10 já mencionado anteriormente.

6. Os sócios temem pela segurança de suas contas. Considerando que a insegurança seja decorrente do acesso ao portal, o sistema deve apresentar os principais critérios de segurança da informação, implementando criptografia dos dados, log de todas as operações financeiras, inclusive consultas a saldo, extrato, etc, registro de acesso com horário, IP, etc etc. Isso é feito pelo processo DS5, também já mencionado anteriormente.

7. Muitos incidentes não estão sendo atendidos em tempo hábil. Isso pode ser causado pela ausência de SLAs ou descumprimento das mesmas pela TIWAY. Nesse caso, a implantação do processo DS1 (Definir e gerenciar níveis de serviço) na TIWAY seria uma das possibilidades de evitar o problema. No escopo da COOPERTI, a implantação do processo DS2 (Gerenciar serviços de terceiros) seria necessária para que fossem aplicadas sansões sobre a TIWAY por SLA descumprida, desencorajando o descumprimento das mesmas.

8. Falta de comunicação entre os analistas da COOPERTI e da TIWAY para alinhar o que está faltando no portal, o que significa que a TIWAY não sabe o que deve ser feito. Antes do sistema ter seus módulos desenvolvidos, é necessário que seja feita uma reunião com o cliente para especificar detalhadamente quais serão os produtos que deverão ser entregues. Isso também cai dentro do processo PO10.

Re: Resposta do exercício 2 do módulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 30/05/2013 11:38
Olá Daniel,

está perfeita a sua análise.

Apendar trocar DS2 pelo DS3 onde você se refere ao processo Gerenciar o desempenho e capacidade.

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