Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Cadeia Critica x Nivelamento de Recursos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 08/06/2013 03:58
Flávio,

Não sei se está correto, mas entendi que:

Cadeia Crítica = Método para tratar escassez de recursos na elaboração de um cronograma e pode utilizar buffers de segurança;

Nivelamento de Recursos = Método para distribuir os recursos de forma a aproveitamento máximo sem sobrecarga (evitando os picos e vales da alocação);

Ambos tem fortes tendencias de estender o cronograma.

Mas não entendi:

1) Qual melhor situação para aplicar um desses métodos, caso eu tenho uma restrição de recursos e de prazos (seria um método da corrente critica, acrescentando um buffer geral para o projeto)?

2) Qual a diferença principal de ambos os métodos?

3) Um é complementar ao outro (é possível usar ambos ao mesmo tempo, se sim, em que ordem e em que cenário por exemplo)?

Abraços!

Att,

Andre Costa.

Re: Cadeia Critica x Nivelamento de Recursos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 10/06/2013 07:36
André,

nivelamento de recursos consiste basicamente em alterar as datas de inicio e fim de cada atividade para que não haja um recurso super-alocado ou sub-alocado. Não poderia ter uma atividade A e B em paralelo onde a mesma pessoa seria alocado nas duas atividades porque isto daria 16horas e não seria aceitável uma pessoa trabalhar 16 horas no mesmo dia. Então, se altera a atividade B para começar depois da A para que a pessoa possa fazer 8 horas em uma atividade e depois começar outra. Com isto, é claro, que o prazo de entrega do projeto podem ficar comprometido. Da mesma fora que se verifica quem está super-alocado se verifica quem está sub-alocado para não ter recurso sendo pago e não utilizado. E esta verificação se faz em todo o cronograma, em todos os caminhos da rede do cronograma. Esta é uma técnica básica, que se usa sempre, em qualquer situação, em qualquer projeto.

O método da cadeia crítica é aplicado depois de já ter feito o nivelamento de recursos. Este método consiste em identificar qual é o caminho crítico que tem restrições de recursos (inclui pessoas) e adicionar buffers de segurança (atividades sem trabalho) para que caso haja atrasos nas atividades da corrente crítica (caminho com restrição de recursos) possa ser usado o tempo destas atividades de buffer. Você usa esta técnica quando se tem um caminho crítico que é restrito por recursos, que sabe que não tem recursos adicionais para alocar no projeto se houver atrasos nas atividades deste caminho. Então, por garantia, você adiciona buffers e gerencia estes buffers.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso