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Enviado em 18/06/2013 03:24
Por favor, veja se voce pode me ajudar.
Eu estou responsavel como Gerente de governança aqui na TI, e preciso elaborar uma matriz de grau de complexidade com relação a serviços. Por exemplo, nós abrimos uma RDM, como eu estimo o grau de complexidade desta RDM, listei alguns criterios, porem, eu não sei agora o que deve ser feito. Estando com os criterios respondidos, como devo preceder agora ?
Veja
Critérios para classificação da complexidade
Existe Processo ?
É automatizado ?
É exclusivo de um sistema?
Quais sistemas envolvidos (SAP, GKO, SATI, etc)
Sub-Módulos envolvidos
Quantidade de cenários
Quantidade de Stakeholders
Estimativa de esforço funcional
Novo desenvolvimento ou Manutenção de código ?
Estimativa de esforço de Desenvolvimento
Quantidade de códigos envolvidos
Quantidade de tabelas envolvidas
Eu agradeço muito desde ja pela atenção
Um abraço
Augusto
Enviado em 18/06/2013 05:08
Cada organização desenvolve seus critérios e a sua metodologia de avaliação de mudanças. Existem n formas possíveis, mas estas não estão no livro da ITIL e nem no COBIT. A ITIL apenas recomenda considerar o impacto e risco da mudança.
Complicado eu dizer o que você deve fazer, porque isto requer entender para que vai servir esta complexidade, que decisão vai se tomar com ela. Ela vai servir para priorizar mudanças? Ou para se ter uma noção da dificuldade para executar a mudança? E será que não tem muito critério? Será que todos estes critérios são necessários para avaliar a complexidade? Complexidade no meu ponto de vista se refere a dificuldade para realizar uma mudança.
Algumas organizações criam uma matriz onde cada critério recebe uma pontuação de 0 a 10 ou de 0 a 5 (tanto faz) e depois soma-se o total de pontos que cada mudança teve.
Enviado em 19/06/2013 10:47
Abc
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