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Preocupação Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/10/2009 09:16
Olá e bom dioa Flávio, fiquei receoso com a notícia do link abaixo. Fico pensando se CONTINUO ou não me certificando nessa área.

[url= http://cio.uol.com.br/gestao/2009/09/30/governanca-de-tecnologia-esta-com-dias-contados-diz-especialista-do-mit/ ]Governança de TI com os dias contados[/url]

Re: Preocupação Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/10/2009 01:01
Aldo,

Não é bem assim que você deve fazer a interpretação das profecias do Peter Weill. Na TI da maioria das empresas, em quase 99% das empresas que eu visito, é o CAOS. Eu raramente visito uma área de TI que serve de modelo. A maioria das áreas de TI não chegou a nem a se adaptar como provedor de serviço. Então há muito para evoluir e muito para se fazer dentro das empresas antes de chegar neste estágio que o Peter comenta.

A abordagem da ITIL ainda é nova para o mercado, principalmente para o Brasil. E o grande mal do mercado é que tem muita gente que acha que o que vale é apenas estudar para passar no exame e colocar o certificado na gaveta ou ficar exibindo uma lista de certificações na assinatura. Temos poucas iniciativas de gestão de serviço pela quantidade profissionais que a gente forma nos cursos. Por isto eu acredito que existem pouquissimos profissionais de TI que fazem diferença dentro das empresas. Basta você pesquisar em qualquer site de empregos que existem muitas vagas em aberto para cargos de TI no nível gerencial. E posso te garantir que não tem no mercado gente qualificada para assumir estas vagas. O problema é que a maioria acha que esta qualificação é conquistada apenas com um certificado de ITIL ou de COBIT. E na verdade qualquer certificação serve apenas como um distintivo e em alguns casos apenas para atender um pré-requisito. O gestor de TI que as empresas querem é um profissional que tenha formação + experiência + competência.

O que o Peter Weill comenta é que no futuro as decisões de TI farão parte das estratégias de negócio e que a governança de TI não será mais tratada separadamente, será uma governança integrada junto com a do negócio. Mas isto não é um discurso novo, os livros da ITIL V3 não falam mais entre alinhamento entre TI e negócio, já falam de integração entre os dois universos há tempo. E em muitas empresas maduras a TI já é tratada como parte do negócio, onde a estratégia de TI é um desdobramento da estratégia do negócio. Agora isto não quer dizer que o profissional de TI vai perder a sua importância ou o seu espaço, muito pelo contrário, esta integração depende da boa atuação dos profissionais tanto de TI como das áreas de negócio.

Como investimento em certificações e treinamento, eu diria para você nunca parar de estudar e de evoluir. As oportunidades só aparecem para quem está preparado. E entenda que tudo evolui. O que seria uma melhor prática hoje, algo sensacional, daqui a um tempo deixa de ser e passa a ser o básico do básico (commodity). A ITIL segue esta filosofia, ela evolui conforme o mercado amadurece. A nova versão 3 está bem atualizada para o mercado e vem com uma abordagem que será válida pelo menos pelos próximos 5 a 10 anos. Quando as empresas chegarem a terem as práticas da ITIL adotadas, ai certamente o que é boa prática passará a ser commodity e ai novamente a ITIL terá que ser revisada e atualizada e talvez tenhamos uma ITIL V4. E é assim também que tem sido com todos os frameworks. PMBOK, PRINCE2 já estão há decadas no mercado e tem evoluído deste de então.

Considere também que uma certificação pode ter um peso hoje, amanhã ela pode não valer muita coisa ou ser uma havaiana que todo mundo tem. Isto vale para qualquer certificação. Veja por exemplo o PMP. No passado o profissional que tinha um o título PMP era renomado, chamado para dar palestras, era destaque no mercado. Hoje nós encontramos PMP em qualquer esquina e é uma certificação básica para quem trabalha em gerenciamento de projetos. Por isto o PMI lançou outras certificações mais avançadas. A mesma coisa é com a ITIL. Temos poucos profissionais ITIL MANAGER no Brasil e pelo menos uns 13.000 profissionais com o Foundation. Já na ITIL V3 o número de Experts deve estar muito abaixo de 100 profissionais e logo deve ser disponibilizado o título ITIL V3 Master, que será um nível acima do Expert. Acredito que as certificações ITIL continuarão a ter o seu valor por muito tempo. Pra você ter idéia, quem se certificou como ITIL V1 MANAGER em 1996 é tão valorizado quanto quem tem hoje o título ITIL V2 Manager. Encontramos muitos profissionais certificados na V1 que hoje são consultores de TI renomados.

Cada vez mais as práticas de gestão das empresas vão evoluir e cada vez mais as empresas vão precisar de gente qualificada. Mas não acredite que um dia tenhamos 100% das empresas sendo gerencidas com profissionalismo. Sempre vão existir empresas pioneiras, com gestão profissional e sempre vão existir empresas caóticas. Sempre vai haver espaço para profissionais com habilidades em gerenciamento e com conhecimento em ITIL e outros frameworks para melhorar a situação das empresas caóticas ou para manter a melhoria continua nas empresas pioneiras. O mundo nunca será perfeito, sempre haver o que melhorar.

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