Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Como a ITIL pode orientar a organização em termos de aquisição de pessoal, treinamento e contratação de recursos terceirizados? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 22/10/2014 01:23
Olá professor, gostaria de informações a repeito do tópico acima, estou fazendo uma pós em governança de ti e através de pesquisas, cheguei ao tiexames, fiz minha matrícula, mas no momento não estou conseguindo conciliar os dois cursos devido ao tempo disponível que tenho. Logo logo pretendo concluir o cursos de ITIL e realizar outros.

Gostaria de informações sobre onde poderia ter acesso as informações solicitadas acima, tipo qual dos livros aborda o assunto, ou site e etc. Se tem um livro específico ou teria que adquirir os cinco para estudo do ITIL.

Obrigado.

Re: Como a ITIL pode orientar a organização em termos de aquisição de pessoal, treinamento e contratação de recursos terceirizados? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 22/10/2014 05:56
Olá Flávio.

Existem poucas práticas nos livros da ITIL para dizer que a ITIL seria a melhor referência para a parte de contratação de pessoas. Em todos os livros da ITIL existe um tópico sobre competência e treinamento que é só uma página e neste tópico a ITIL recomenda consultar o framework SFIA - Skills Framework for the Information Age - http://www.sfia-online.org/. Não estudei este framework, mas creio que ele pode ser objeto para a sua pesquisa. COBIT 5 também tem processos voltados para a parte de treinamento e contratação.

Fora isto, a ITIL traz recomendações sobre contratação de pessoas para o Service Desk. No livro service operation há bastante conteúdo sobre a parte de pessoal para esta função. Isto não é estudado neste curso de foundation. Você não terá nada neste curso sobre isto porque o foco aqui é mais apresentar conceitos básicos da ITIL para iniciantes. Já no curso intermediário OSA isto é explorado. Para outras funções é falado um pouco sobre o perfil dos profissionais também. E no livro Estratégia de serviço é falado sobre terceirização de forma geral, não focando especificamente em terceirização de pessoal.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso