Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Incidente x Evento x Requisição Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/10/2014 05:25
Boa Tarde Flavio

Por gentileza, qual seria a diferença na pratica desses 3 processos da Operação de Serviço ? Poderia dar um exemplo da aplicação de cada um deles ?

Grato

Re: Incidente x Evento x Requisição Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/10/2014 05:49
Boa tarde,

Gerenciamento de evento é o processo que recebe do monitoramento a detecação de eventos, eventos como parada de um servidor, queda de link, cartucho de tinta que acabou, uso elevado de memoria/processador, etc. Qualquer acontecimento relevante na infra é um evento e o gerenciamento de eventos detecta estes acontecimentos e encaminha para outros processos quando uma ação é necessária. Se for um evento significa que houve incidente, como queda de link, então encaminha o caso para o gerenciamento de incidentes tratar. Gerenciamento de evento só faz isto, recebe os eventos, filtra e encaminha para o processo responsável.

Gerenciamento de incidente lida com incidentes. O que é incidiente? Qualquer interrupção ou degração na qualidade. Serviço fora do ar por conta de alguma falha de IC ou lentidão no serviço são incidentes. E este processo visa recuperar o serviço ao estado normal.

Cumprimento de requisição lida com questões dos usuários que não são incidentes. Dúvidas, solicitação para instalar um office, criar uma conta de e-mail, instalar um novo notebook, são pedidos comuns enviados a TI considerados requisições de serviço. Este processo atende isto. Veja que não são interrupções e nem degração, por isto não são incidentes

Re: Incidente x Evento x Requisição Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/10/2014 06:02
ótima explicação Flavio, impossível não entender ! Obrigado...
Re: Incidente x Evento x Requisição Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/10/2014 08:59
Flavio, aproveitando... ainda na Operação de Serviço. Sabemos que existem o nivel de suporte. Seriam eles :

Nivel 1 - Service Desk / Nivel 2 - Gerenciamento Tecnico, Nivel 3 - Gerenciamento de Aplicativo, nivel 4 - Gerenciamento de instalações? Ou para cada um dessas divisões existe a politica de niveis ?

Re: Incidente x Evento x Requisição Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/10/2014 09:47
Gabriel, as suas dúvidas responderam as minhas dúvidas.

Obrigado Flávio.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso