Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Mudanças na Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 06/02/2015 07:21
Módulo 3 no slide 53.

Neste módulo informa que não pode ser mudado a sprint, não pode e não deve trocar o backlog da sprint.

Como fazer mudanças em relação ao pedidos dos clientes?

Como agir?

Como modificar as solicitações dos clientes? Isso acontece a todo momento.

Como fazer isso sem mexer na Sprint? Tem como? Em que momento eu devo paralizar a equipe de desenvolvimento em relação a mudança de pedidos dos clientes?
Editado 1x. Última edição em 17/09/2015 12:29

Re: Mudanças na Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 09/02/2015 11:30
Edicleyde,

Cabe ao Product Owner receber e avaliar as solicitações de mudança. Toda a interação com os clientes/usuários fica com o Product Owner.

Apesar do Scrum ter como ponto central permitir que você se adapte a situação, o Scrum Guide não diz como implementar mudanças no Backlog de Sprint, fica a encargo de cada equipe criar uma abordagem para lidar com elas.

O que pode ser sugerido é que se a mudança for um esforço pequeno em um item selecionado para sprint atual, algo que possa ser executado em apenas 2 horas, por exemplo, aceita-se a mudança e a equipe implementa e pronto. Se for algo com esforço maior, isto pode ser inserido como novo item no Backlog da Sprint e se não puder ser atendido na Sprint atual, atende-se em Sprints futuras. Se for adicionado um novo item na Sprint atual, pode ser necessário remover outro para que a sprint possa ser completada no tempo limite. Isto é só um exemplo. Cada equipe decide qual vai ser a sua abordagem.

De qualquer maneira, deve ser considerado que as mudanças não pode afetar a meta da sprint em execução e mudanças de escopo sempre precisam ser negociadas com a equipe de desenvolvimento. Também considerar que uma Sprint pode ter duração curta, no minimo de uma semana. E para incluir uma mudança na Sprint atual o Dono do Produto precisa ter algo urgente que não possa esperar a próxima Sprint. Esta é a grande diferença da abordagem tradicional: fazer entregas pequenas em curto espaço para permitir a adaptação necessária (mudanças).

Re: Mudanças na Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 23/02/2016 22:42
Considerando as exceções permitidas de mudança do escopo da Sprint, o que fazer quando o PO não for flexível com relação ao prazo e escopo de uma Sprint, quando o Time de Desenvolvimento disser que não conseguirá entregar todos os itens acordados no prazo estabelecido?

Nesse caso, as horas-extras são permitidas? Como o Time de Desenvolvimento e/ou o SM deve agir nesse caso?

Re: Mudanças na Sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 24/02/2016 09:01
Daniel, bom dia.

Não há discussões sobre prazo de uma sprint. O Prazo de uma sprint é sempre fixo. É um time-box, terminou o tempo, acabou a sprint.

Somente o time de desenvolvimento pode se comprometer e estimar a quantidade de trabalho que pensa ser capaz entregar durante uma sprint. Ninguém, nem o Dono de Produto pode interferir nisso. O Dono de Produto prioriza os itens do backlog e diz ao time quais são mais prioritários, mas a quantidade destes itens que serão feitos na sprint somente o time que pode dizer.

abc

Kelvin
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso