Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Incidente x Problema x Evento x Requisição Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/02/2015 07:25
Bom dia.

Poderia emitir um explicação/quadro comparativo tratando das diferenças entre Incidente x Problema x Evento x Requisição de serviço?

Com algumas definições em alguns slides do curso acabo me confundindo. Em algumas parecem ser a mesma coisa.

Aguardo retorno.

Grato

Ass

Celso Henrique

Re: Incidente x Problema x Evento x Requisição Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/02/2015 08:44
Bom dia,

Evento = qualquer acontecimento relevante na infraestrutura. É um fato que aconteceu, não é a situação decorrente deste fato. Exemplos: servidor está ligado, servidor acabou de ficar offline, um usuário entrou no sistema, energia caiu, etc. Gerenciamento de evento apenas detecta estes eventos e abre ações, quando necessário, para o gerenciamento de incidente resolver. A partir de um fato (evento) pode existir uma situação de incidente.

Incidente = interrupção não planejada, falha em IC ou degradação da qualidade. Exemplos: site está lento, site está fora do ar, login no aplicativo não está funcionando, etc. Usa-se soluções de contorno para recuperar estas falhas. Serviço voltando a funcionar como era antes, o incidente é encerrado.

Problema = qualquer situação que requeira diagnóstico de causa raiz. Exemplo: não se sabe porque o usuário não consegue autenticar seus dados no sistema e abre-se um problema para diagnóstico mais detalhado para descobrir a causa ou um site está lento e não se sabe a causa. Gerenciamento de incidente não estuda causa raiz, só usa solução de contorno para contornar uma falha. Sempre que há uma situação que precisa do entendimento causa raiz, um problema é aberto para achar a causa e uma solução definitiva. Gerenciamento de problema promove soluções definitivas enquanto que o gerenciamento de incidente só contorna.

Requisição do serviço = qualquer pedido do usuário que não seja incidente, como tirar uma dúvida, trocar impressora de lugar, preparar um computador para um novo funcionario, etc.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso