Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Trabalho antes das Sprints e estimativas de fim do projeto Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Técnicas e práticas complementares para o uso do Scrum
Enviado em 27/11/2015 16:26


            O curso foi muito direto ao dizer que não há trabalho fora da Sprint, ao mesmo tempo disse que Product Owner (PO) deve trazer o Product Backlog pronto para reunião de Planejamento da Sprint.

            Gostaria de saber quais são as atividades de preparação ou planejamento para um projeto Scrum, aquelas que são executadas antes da primeira Sprint.

            Deve haver outros itens de preparação como a escolha do time, por exemplo.

            Pelo que pude entender, também é preciso fazer o planejamento das Releases de antemão.

            Para isto, é preciso que haja uma fase de Elicitação de Requisitos com o cliente. Parece-me que também seria preciso uma reunião de Grooming para ajudar o Product Owner a definir a complexidade das User Stories e assim estimar a complexidade do projeto, que vai levar a uma ideia do seu tamanho e só aí divisão do trabalho nas Sprints pode ser feita para o Release Plan.

            Esta questão esbarra num problema prático. Todo software tem defeitos, imagino que após a primeira release, o cliente já comece a identificar e pedir correções. Neste caso, o PO teria que alterar o Product Backlog e isso tende a alterar o Release Plan e a data de entrega do projeto. Isto não significaria que todo projeto Scrum já inicia sabendo que a data de entrega não será cumprida? Faz sentido incluir no Release Plan alguma gordura para correção de defeitos a partir da segunda release?

            Meu entendimento está correto? Como isso tudo funciona na prática?

 

Obrigado.

Re: Trabalho antes das Sprints e estimativas de fim do projeto Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 4 - Técnicas e práticas complementares para o uso do Scrum
Enviado em 27/11/2015 16:41
Felipe,

todo o trabalho de DESENVOLVIMENTO de software deve ser feito durante as sprints e não fora delas.

Mas a preparação do backlog e o seu devido detalhamento precisa ser feito de forma gradual em paralelo as sprints (conceito de grooming) até que seus itens estejam preparados para entrarem em uma sprint. Algum nível de detalhamento também pode ser feito (e as vezes é necessário) dentro das sprints.

Toda a formação do time, contratação, avaliação de performance, etc, não é tratado pelo Scrum mas existem e devem ser feitas pelos gestores funcionais. Trata-se de atividades de gestão funcional e que são feitas "fora" do Scrum, 

O planejamento da release deve ser refinando constantemente. Se muitos bugs forem gerados, sim, isso vai atrapalhar a velocidade do time em entregar coisas novas e isso vai impactar o planejamento de releases. Lembre-se que no ambiente ágil é muito mais importante o ato de planejar do que o plano. O plano deve ser ajustado sempre que necessário. Além disso, no ambiente ágil o escopo é variável e o prazo é fixo. Sabe-se o prazo que será entrege e o escopo é estimado. Uma das coisas que podem fazer com que menos coisas sejam entregues são os bugs, por isso que a equipe precisa investir em boas práticas de engenharia de software, como TDD, integração contínua, testes automatizados, etc.

abraço

Kelvin
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso