Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Quiz - qeustões 4 e 6 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Certificação PSM e Introdução ao Scrum
Enviado em 01/02/2016 17:15
A questão 4 afirma  que "construirmos o sw em partes, em incrementos" depois continua "a cada iteração é feito um novo incremento, uma nova parte do sw, até que o sw fique totalmente completo". 
Acredito que essa afirmação está ERRADA visto que podemos precisar de várias iterações para produzir um incremento, isso devido às possíveis mudanças e/ou correções de requisitos.  

Na questão 6 as alternativas "3" e "4"  são dúbias, AO MEU VER.   Nas empresas que adotavam o modelo cascata fazer planejamento era quase inquestionável.  Tinha que fazer. No SCRUM pelo que foi apresentado até o momento "planejamento não é importante". Talvez somente em pequena escala no inicio do projeto. Não da forma como era antigamente onde tínhamos que prever tudo.  
Re: Quiz - qeustões 4 e 6 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Certificação PSM e Introdução ao Scrum
Enviado em 01/02/2016 17:48
Questão 4 é Verdadeiro porque no Scrum as interações são chamadas de Sprint e cada Sprint tem a obrigação de final gerar um incremento de software. 

Questão 6  - Scrum tem planejamento, mas não igual as abordagens tradicionais. No módulo 3 serão estudadas a reuniões de planejamento de Sprint e outros aspectos que envolvem planejamento. 
Re: Quiz - qeustões 4 e 6 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Certificação PSM e Introdução ao Scrum
Enviado em 01/02/2016 21:02
Flávio 

Esse assunto da questão 4 sempre me causa dúvidas. Mas vamos supor que para entregar algo de valor para o cliente, de modo que ele possa já começar a usar, precisássemos de vários meses e que tanto os desenvolvedores como o PO tivessem dúvidas a respeito de vários requisitos.   Nesse caso não seria adequado que a equipe realizasse várias iterações até poder chegar à uma versão do produto que o  cliente possa utilizar?

Uma outra situação seria que ao final de um Sprint, ao ver o produto o cliente apontesse problemas de mal entendimento por parte da equipe e de itens, que uma vez prontos, mostraram que não é aquilo que ele precisa.  Nesse caso a equipe não teria que fazer uma, ou várias, nova iteração para poder resolver os problemas?   Ou seja, para poder entregar um novo incremento seriam necessários várias iterações?
Re: Quiz - qeustões 4 e 6 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Certificação PSM e Introdução ao Scrum
Enviado em 01/02/2016 21:13
Ayrton, 

ao final de uma sprint tem que gerar um incremento POTENCIALMENTE utilizável, o que não que dizer que será liberado em produção para o cliente utilizar. Cabe ao dono do produto definir quando o software está pronto para ser liberado. O importante é que seja liberado um incremento, não pode no final da sprint gerar só uma documentação de requisitos por exemplo, isto é contrário ao que o Scrum prega.  É possível que para liberar em produção tenha que ocorrer várias sprints para produzir várias coisas consideras o minimo necessário para a liberação do software em produção. 

Creio que você não fez o módulo 3. Você precisa compreender o Scrum como o todo para enxergar como ele vai funcionar. Depois que você fizer o módulo 3 vai ficar claro como as coisas funcionam. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso