Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Previsibilidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 14/02/2016 21:27
Qual a melhor maneira para se ter uma previsibilidade  das variáveis tempo x custo?

Assumindo que o projeto segue o modelo de contrato preço fixo, ou seja, orçamento fixo para o escopo do projeto. POrém, como sabemos que as estorias são feitas em ondas conforme execução das sprints, e possivelmente pode ser mudado, qual a melhor estratégia para se ter um indicador de que o Orçamento que tenho de fato vai dar para bancar o projeto e concluir no prazo exigido pelo cliente?

Para projetos com orçamento fixo, ou seja não é time material, existe um meio para mitigar a alternância do escopo para evitar eventual desvios de custo?
Re: Previsibilidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 16/02/2016 18:51
Boa tarde, Bruno

Contrato de preço fixo estão na contramão dos princípios ágeis, pois para chegar num preço fixo o escopo tem que ser fixo e para se ter um escopo fixo tem que exaustivamente levantar todos os requisitos/itens do backlog antes de começar o projeto. E isto está mais para abordagem de planejamento de projetos tradicionais e não de projetos ágeis. 

Alterações de escopo são quase sempre inevitáveis. Quando o escopo do projeto é pequeno, as funcionalidades são bem especificadas, é feito protótipo, usuários validam antes de fazer as estimativas, neste caso se consegue evitar muitas alterações de escopo durante o desenvolvimento. Na abordagem de projetos tradicionais, quanto mais tempo se gasta no planejamento, maior é a precisão dos planos e menos mudanças ocorrem na execução. Então, se quer ter um orçamento com maior precisão, tem que conhecer com maior precisão o escopo. 

Tipos de contratos não abordamos neste curso do PSM I.  No PSM I o foco é no entendimento do framework Scrum apenas. 
Re: Previsibilidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 16/02/2016 22:02

Olá Flávio, obrigado pelo retorno!

Então podemos assumir que a abordagem ágil é mais praticada em projetos menores onde o escopo é mais "limitado" ? 
Ou
Utilizar a abordagem ágil com contrato time material, seria o mais seguro no ponto de vista da contratada?

Desculpe se estou fugindo da abordagem do curso, mas são algumas duvidas que tenho para gerenciar custo no modelo ágil.

abraço.
Re: Previsibilidade Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 16/02/2016 22:37
Bruno, 

o Scrum e abordagens ágeis podem ser utilizadas em qualquer porte de projeto. O que eu quis dizer é que em um projeto de menor tamanho se utilizar as abordagens tradicionais é possível chegar a estimativas mais precisas porque o escopo é menor. Quanto maior o escopo, maior as incertezas e mais fácil aparecer imprevistos ao longo do projeto. Então, dificilmente se acerta com precisão no orçamento de um projeto grande.

Se você quer ter previsão de quanto vai custar algo, usando Scrum ou não, tem que levantar o escopo antecipadamente e fazer estimativas para cada item do escopo e converter o esforço em horas para chegar a custo provável. 

Trabalhar com contratos de preço fixo implica geralmente em fixar o escopo e prazos também. Escopo fixo é geralmente o pior cenário em desenvolvimento de software porque o cliente aprende durante o desenvolvimento e naturalmente vai solicitar alterações. A melhor escolha é trabalhar com contratos com escopo negociável, no qual pode ser feita uma previsão de gastos e tempo e dentro disto vai encaixando os itens do escopo que forem mais importantes. 

O manifesto ágil prega "Colaboração com o Cliente mais que negociação de contratos". E o Scrum está mais preocupado em fazer entregas rápidas interagindo com o cliente e adaptando o escopo (backlog do produto) do que fazer levantamento antecipado de tudo antes de inciar o projeto e fazer estimativas para isto para chegar a um orçamento final. Há uma quebra de paradigma. Enquanto não se aceita esta quebra de paradigma e se quer trabalhar com previsões, tem que recorrer a práticas tradicionais adotadas em gerenciamento de projetos. 

Recomendo ler artigo abaixo: 




xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso