Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Duvidas sobre solicitação de mudanças Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Gerenciamento da Integração
Enviado em 14/06/2016 15:51
Olá,

Tenho as seguintes dúvidas sobre o processo controle integrado de mudanças:

- Na visão de comprador entendo que o GP seria o cliente a pedir uma mudança e o GP do seu fornecedor é que faria toda a análise indicada no processo, exceto se estivermos falando de um projeto interno da organização, correto?

- Considerando que o CCM é responsável por analisar e aprovar ou rejeitar mudanças, como o GP pode atuar só na análise de opções, através de compressão, aumento de recursos, etc, se essas decisões já são mudanças que impactam na linha de base de custo, por exemplo?

- Se a mudança for consequência da efetivação de um risco listado como reserva de contingência, torna-se indispensável toda a formalização e definição com o CCM, além do fato de ser tratado pelo processo Orientar e gerenciar o trabalho do projeto? (Informação do livro da RIta). 

Atc,
Re: Duvidas sobre solicitação de mudanças Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Gerenciamento da Integração
Enviado em 14/06/2016 16:34
Boa tarde, Bruno

1 - Certo. Mas não vai cair questão deste cenário no exame, porque todo o exame será baseado em você gerenciando mudanças do seu projeto e não como papel de cliente. 

2 - CCM é responsável por geralmente por mudanças de maior impacto/custo/risco, não por todas, porque pode ser dada autoridade para o GP autorizar certas mudanças de baixo custo e risco e isto é feito nas decisões do planejamento inicial.  Uma mudança que aumenta os custos vai impactar as linha de base de custos. Não entendi exatamente qual a sua dúvida aqui. 

3 - Se ocorreu uma mudança por conta de um risco materializado, então tem que seguir todo o processo de controle de mudanças e dependendo do critério de autoridade, pode circular ou não pelo CCM. 
Re: Duvidas sobre solicitação de mudanças Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Gerenciamento da Integração
Enviado em 14/06/2016 17:05
Oi Flavio boa tarde,

1- O que mais se vê, principalmente na parte da aquisições é que o papel do GP deve ser considerado como comprador. Devo considerar essa visão somente relacionado as aquisições?

2 - Consta na livro da Rita que umas das 4 dicas para responder questões sobre mudanças é Identificar opções. Entende-se que o GP faz essa análise antes de levar para o CCM, no entanto uma coisa e o GP conseguir analisar o cronograma e aplicar uma compressão, outra coisa é decidir que precisa de mais 2 recursos. São aprovações que geralmente envolvem diretoria. Preciso entender para a prova até onde o GP de fato pode ir e onde ele deve envolver o CCM ou patrocinador?

3 - Também no livro da Rita há uma informação onde define que o GP é responsável por avaliar as mudanças: "Qualquer mudança para a qual já havia uma reserva criada (evento de risco já identificado), será considerado no plano de gerenciamento do projeto como parte dos esforços de gerenciamento de riscos e deverá ser tratada como parte de Orientar o trabalho do projeto em vez de Controle integrado de mudanças." Afinal qual processo deve ser usado nesse tipo de caso? Concordo que não faz sentido implementar uma mudança na execução do trabalho pelo simples fato de ser consequência de um risco efetivado que foi inserido na reserva.

Atc,
Re: Duvidas sobre solicitação de mudanças Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Gerenciamento da Integração
Enviado em 14/06/2016 17:23
1 - Como já falei, questões relacionadas a controle de mudanças (e não de aquisições) serão focadas em você gerenciando mudanças dentro do seu projeto e não dentro do fornecedor.  Improvável cair questão de gerenciamento de mudança relacionadas a aquisições. 

2 -  As autoridades de mudança são definidas para cada projeto, não existe uma regra geral dos limites do GP ou o que deve ir para o CCM ou para o patrocinador. 

3 - O processo orientar o trabalho do projeto executa os planos de contingência estabelecidos ou implementa soluções de contorno. Se a mudança estava planejada como parte da resposta ao risco, simplesmente executa-se a mudança pelo processo orientar o trabalho do projeto. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso