Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


O que acontece com o progresso do projeto com data final fixa porém tem atualização do backlog do produto na revisão? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Finalizando a Sprint
Enviado em 25/12/2016 11:57
Bom dia!
Se o projeto tem uma data final bem definida e fixa, porém durante a revisão da Sprint é realizado uma atualização do backlog, isso poderá comprometer a situação do progresso do projeto. 

Exemplo: 
Time Scrum: Sprint de 2 semanas com equipe de capacidade de 50 pontos total por Sprint. 
Projeto: Temos ainda 2 meses de projeto, porém com data final definida para a entrega do produto, e existe 200 pontos pendentes no backlog do produto. 
Na reunião de revisão são identificados 2 novos itens que deveriam ser adicionados ao backlog do produto para atender a nova expectativa do cliente. Esse 2 novos itens somados necessitariam de 50 pontos de desenvolvimento.

Eu vejo essas opções para definição: 
    1. >> não aprovar a adição desses 2 itens novos;
    2. >> atrasar 2 semanas a entrega do produto;
    3. >> aprovar o custo adicional de desenvolvedor(es) na equipe ou horas-extras.

Acredito que necessitaria de uma negociação com o Sponsor do projeto, mas aparentemente esse papel não é tratado no Scrum.

Até esse momento o Scrum aparentemente trata o projeto como iterativo e incremental até finalizar o produto, porém normalmente exitem limites comerciais e requisitos do cliente que impedem ou limitam o número de iterações.
Como é tratado essa questão num projeto ágil?

Grato,
Carlos Matte
Re: O que acontece com o progresso do projeto com data final fixa porém tem atualização do backlog do produto na revisão? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Finalizando a Sprint
Enviado em 25/12/2016 15:01
Boa tarde, Carlos

Você mesmo já deu as respostas: existem várias opções, tudo vai depender do contexto e de se adaptar a ele. Quando se trabalha com projetos não existe uma única opção. 

 O Dono do Produto tem que saber o quão importante estas mudanças são ou não para o sucesso do produto que vai ser entregue ao cliente. Se o Dono do Produto  considerar que as mudanças são imprescindíveis até a entrega do projeto, ele vai avaliar com o Time de Desenvolvimento como atender isto e pode incluir adicionar mais pessoas na equipe ou até usar horas extras em último caso (pior opção).  Se as mudanças não são imprescindíveis, o Dono do Produto negociará com a parte interessada um prazo maior.  

De forma geral, os autores de livros de gerenciamento ágil de projetos defendem a negociação do escopo com as partes interessadas quando a data é fixa, ou seja, se entrega o que for possível até a determinada data  para que não seja prejudicado a qualidade do produto e a equipe não fique estressada. Essa negociação de escopo pode incluir cortar o que estava previsto inicialmente para poder entregar algo que seja mais prioritário (tenha mais valor) e talvez as mudanças no fim do projeto pode ter mais valor que o que determinados itens que estava no escopo inicial. O que não for possível entregar na data limite,  se negociará para uma entrega posterior.   

Editado 1x. Última edição em 25/12/2016 15:04

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso