Olá Equipe, tudo bem?
Realizei o módulo 4 durante a tarde de hoje e, durante o exercicio numero 1 do curso (referente aos impeditivos que um SM enfrenta) enumerei alguns problemas. Porém, ao ver o gabarito (ou alguns exemplos que vocês fornecem) vi que os conflitos ou problemas que imaginei são um pouco avançados. Vocês poderiam, me dar um feedback sobre os impeditivos que descrevi e as possíveis soluções? Isto vai me ajudar a entender se estou no caminho certo.
1. Desenvolvedores estão entrando em conflito sobre determinada tecnologia a se utilizar.
Solução Proposta: SM deve auxiliar o Time de Dev. a identificar qual é a melhor tecnologia a se utilizar no momento e evitar que o conflito de conhecimentos atinja o andar do processo/sprint.
2. P.O. gostaria de conversar com a Equipe de Desenvolvimento pois deseja alterar o backlog do produto durante uma sprint.
Solução Proposta: SM deve intermediar esta conversa e identificar os motivos pelos quais o P.O. deseja alterar o backlog. Em conjunto com P.O. e Time de Devs. a melhor decisão (para o cliente) deve ser tomada.
3. Cliente e Stakeholders estão pressionando o P.O. por funcionalidades que não foram descritas anteriomente (durante o planejamento da Sprint) e agora desejam urgência nas mesmas pois identificaram pontos que são primoridias para que o software atenda sua necessidade.
Solução Proposta: SM deve, em conjunto com o P.O., identificar quais alterações estão sendo solicitadas. Em primeiro lugar, o mesmo deve evitar ao máximo - junto do P.o. - uma alteração na sprint, porém, se não houver outra solução o mesmo deve intermediar uma conversa com o time de desenvolvimento para identificar se haveria tempo hábil suficiente para aplicar as alterações desejadas.
4. Time de Desenvolvimento está interessado em trocar um de seus componentes pois não está tendo retorno o suficiente ou esta pessoa não está colaborando como deveria, o que impacta diretamente o projeto e também o processo scrum.
Solução Proposta: SM deve, junto com o Time, identificar o porque este profissional está atrapalhando ou em quais pontos do projeto estão sendo afetados. Após isto, o SM deve contatar este profissional e identificar junto ao mesmo os motivos de insatisfação ou desmotivação. Desta forma, fazendo o possível para engajá-lo novamente no projeto.
5. Time de Desenvolvimento identificou que há uma carência de tecnologia para determinado requisito ou solicitação do P.O. Devido isto, a entrega de tal requisito será impossibilitada para esta SPRINT ou até mesmo retirada do projeto (dependendo do caso).
Solução Proposta: SM deve se reunir com o time de desenvolvimento para entender exatamente os impeditivos. Após isto, deve solicitar uma reunião emergencial com o P.O. para explicar e detalhar o que está ocorrendo. Qual impeditivo, o porque, e como resolver esta situação...
Fico no aguardo.
Abraços