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Enviado em 22/09/2017 11:26
Enviado em 22/09/2017 11:58
Enviado em 03/12/2017 16:49
Oi Cassius
No mundo ideal esse tipo de incidente (“aumentar urgentemente o espaço em disco de um servidor virtual”)
seria disparado com tempo hábil para aplicar a solução padrão, que é chamar a
atividade catalogada via RDM (o incidente seria fechado após abrir a requisição,
ou melhor, nem geraria incidente, abriria diretamente uma requisição). Ou seja,
o processo (ou componente, ou pessoa etc.) que monitora a necessidade de
aumentar espaço em disco acionaria proativamente o serviço. Mas seu exemplo diz
que não, que nada disso foi pensado. Então é o caso de tratar como mudança
emergencial (observe que você nem precisa negociar a indisponibilidade, pois o
serviço já está indisponível).
Aproveitando que parei meu domingo para participar desse fórum, faço aqui um comentário: acho que o “pulo-do-gato” na Gestão de Serviços de
TI é a tal da Melhoria Contínua. Com ela, esse tipo de “stress” relatado acima
só ocorre uma vez.
Um abraço a todos.
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