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Integração dos processos operacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 22/09/2017 11:26
Estou com uma dúvida relacionada a integração dos processos operacionais do ITIL.

Qual seria a melhor abordagem ITIL para a situação do exemplo abaixo:

Dado um evento de monitoria um INCIDENTE de prioridade alta é aberto. Para resolver esse incidente é necessário aumentar urgentemente o espaço em disco de um servidor virtual. A empresa possui em seu catálogo de serviços técnicos uma requisição que faz esse tipo de serviço e uma das etapas dessa REQ é a abertura de uma RDM para acordar com o cliente a melhor data/hora da indisponibilidade. O processo de requisições não define prioridade de atendimento, como existe no processo de incidentes.

Se tratando de uma indisponibilidade de um serviço crítico para o negócio, seria necessário envolver todos esses processos de forma separada (incidente -> requisições -> mudança) ou todas as ações técnicas poderiam ser tratadas exclusivamente no tícket de incidentes? Até porque o serviço está indisponível!

Não seria burocrático demais exigir das equipes a abertura e tickets isolados? Alem disso, internamente na empresa há um entendimento que o processo de Requisições de Serviços atende a serviços de prateleira que geralmente não estão relacionados a solução de de incidentes. 


Re: Integração dos processos operacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 22/09/2017 11:58
Bom dia, Cassius

Se a mudança é simples, de baixo risco, não se refere a trocar o HD físico, é só ir em um painel administrativo e aumentar espaço, essa mudança poderia ser tratada como mudança padrão e não precisa envolver o gerenciamento de mudança para aprovação, já estaria pré-aprovada. Mas se houver modificação com risco, é tratada como mudança emergencial e via para o gerenciamento de mudança aprovar. 

Envolver o cumprimento de requisição não faz sentido, uma vez que se tratada de um incidente. Como parte da resolução aplica-se a mudança-padrão ou emergencial de acordo com o critério. Só vai depender de avaliar se é padrão ou emergencial. 
Re: Integração dos processos operacionais Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 03/12/2017 16:49

Oi Cassius


No mundo ideal esse tipo de incidente (aumentar urgentemente o espaço em disco de um servidor virtual) seria disparado com tempo hábil para aplicar a solução padrão, que é chamar a atividade catalogada via RDM (o incidente seria fechado após abrir a requisição, ou melhor, nem geraria incidente, abriria diretamente uma requisição). Ou seja, o processo (ou componente, ou pessoa etc.) que monitora a necessidade de aumentar espaço em disco acionaria proativamente o serviço. Mas seu exemplo diz que não, que nada disso foi pensado. Então é o caso de tratar como mudança emergencial (observe que você nem precisa negociar a indisponibilidade, pois o serviço já está indisponível).


Aproveitando que parei meu domingo para participar desse fórum, faço aqui um comentário: acho que o “pulo-do-gato” na Gestão de Serviços de TI é a tal da Melhoria Contínua. Com ela, esse tipo de “stress” relatado acima só ocorre uma vez.


Um abraço a todos.

 

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