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Ativos de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 30/06/2010 02:39
Boa tarde;

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por suas aulas, são extremamente claras e especificas e o modo como você

as prepara inclusive os exemplos, facilita muito o entendimento dos alunos.

minha questão tem a ver com o contexto em si dos Ativos de Serviço e Habilidades, conteudos que foram apresentados

no modulo quatro.

Tenho dificuldades para identificar os Ativos de Serviço entre os seguintes:

funções

Capacidade

Habilidades

processos e recursos

Sabe-se que o correto são Habilidades e Recursos. Qual a mehor maneira para identificalos e como, realmente

tenho duvidas quanto a isso, fora os mencionados poderiam haver outros, têm uma maneira melhor de explicação

para que eu possa entender?

Quanto as Habilidades a duvida está entre os seguintes:

Pessoas

Infraestrutura

Capital financeiro

Oganização

Gerenciamento

Conhecimento

Aplicações

Processos

entre os itens mencionados eu havia escolhido apenas Gerenciamento e conhecimento.

Gostaria de saber também, em seu ponto de vista qual principal diferença entre Tática e Estratégia.

Obrigado;

Fernando.

Re: Ativos de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 30/06/2010 03:05
Boa tarde, Fernando.

Eu não consegui entender exatamente o que você não entendeu.

Veja que o temo "ativo de serviço" se refere a tudo que a TI usa para entregar serviço, tudo que tem valor, significado para a TI.

Os ativos na ITIL são categorizados em Recursos e Habilidades.

Recursos:

Capital financeiro: dinheiro

Infraestrutura: servidores, sala, etc,

Aplicativos: softwares utilizados

Informação: dados armazenados dentro dos Bancos de Dados

Pessoas: profissionais de TI

Habilidades:

Gerenciamento: se refere a competência de gestão da TI

Organização: se refere a como a TI está organização, suas equipes, times, gerentes, etc

Processos: se refere aos processos de TI, incidentes, problema, mudança, é o que está sendo visto na ITIL

Conhecimento: se refere ao conhecimento que o pessoal de ti tem

Pessoas: se refere aos profissionais de TI treinados e capacitados

São só estes, não tem outros ativos. Reveja a explicação do slide 14 - módulo 4.

Sobre estratégia e tática, a ITIL não faz distinções.

Estratégia pode ser vista como um abordagem que a TI pode usar para atender uma necessidade do cliente. Envolve decisões a longo prazo. A Tática é algo mais pontual, mais a curto prazo, uma ação para resolver alguma coisa mais localizada.

Você pode no google você vai encontrar vários sites comentando sobre as diferenças entre os termos:

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=diferen %C3%A7a+entre+estrat%C3%A9gia+e+t%C3%A1tica&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=4783bf4ca71c2917

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