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Enviado em 30/06/2010 02:39
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por suas aulas, são extremamente claras e especificas e o modo como você
as prepara inclusive os exemplos, facilita muito o entendimento dos alunos.
minha questão tem a ver com o contexto em si dos Ativos de Serviço e Habilidades, conteudos que foram apresentados
no modulo quatro.
Tenho dificuldades para identificar os Ativos de Serviço entre os seguintes:
funções
Capacidade
Habilidades
processos e recursos
Sabe-se que o correto são Habilidades e Recursos. Qual a mehor maneira para identificalos e como, realmente
tenho duvidas quanto a isso, fora os mencionados poderiam haver outros, têm uma maneira melhor de explicação
para que eu possa entender?
Quanto as Habilidades a duvida está entre os seguintes:
Pessoas
Infraestrutura
Capital financeiro
Oganização
Gerenciamento
Conhecimento
Aplicações
Processos
entre os itens mencionados eu havia escolhido apenas Gerenciamento e conhecimento.
Gostaria de saber também, em seu ponto de vista qual principal diferença entre Tática e Estratégia.
Obrigado;
Fernando.
Enviado em 30/06/2010 03:05
Eu não consegui entender exatamente o que você não entendeu.
Veja que o temo "ativo de serviço" se refere a tudo que a TI usa para entregar serviço, tudo que tem valor, significado para a TI.
Os ativos na ITIL são categorizados em Recursos e Habilidades.
Recursos:
Capital financeiro: dinheiro
Infraestrutura: servidores, sala, etc,
Aplicativos: softwares utilizados
Informação: dados armazenados dentro dos Bancos de Dados
Pessoas: profissionais de TI
Habilidades:
Gerenciamento: se refere a competência de gestão da TI
Organização: se refere a como a TI está organização, suas equipes, times, gerentes, etc
Processos: se refere aos processos de TI, incidentes, problema, mudança, é o que está sendo visto na ITIL
Conhecimento: se refere ao conhecimento que o pessoal de ti tem
Pessoas: se refere aos profissionais de TI treinados e capacitados
São só estes, não tem outros ativos. Reveja a explicação do slide 14 - módulo 4.
Sobre estratégia e tática, a ITIL não faz distinções.
Estratégia pode ser vista como um abordagem que a TI pode usar para atender uma necessidade do cliente. Envolve decisões a longo prazo. A Tática é algo mais pontual, mais a curto prazo, uma ação para resolver alguma coisa mais localizada.
Você pode no google você vai encontrar vários sites comentando sobre as diferenças entre os termos:
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=diferen %C3%A7a+entre+estrat%C3%A9gia+e+t%C3%A1tica&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=4783bf4ca71c2917
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