Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Módulo 7 - Slide 27 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 01/07/2010 11:49
Boa noite Flavio.

Tenho uma dúvida referente ao slide 27, módulo 7, onde no gerenciamento de eventos são atribuidas diferenças entre eventos e alertas.

Você dá um exemplo, onde podemos categorizar um servidor que não está respondendo a pings realizados pela ferramenta de monitoramento como um evento, e não necessariamente um alerta, mas não seria este um tipo de mudança, ou mesmo um motivo para se gerar um alerta de uma provável falha a ser identificada?

Pelo que pude entender de alertas, poderia categoriza-los como tipos de eventos, porém como um aviso de mudança ou falha em um IC?Seriam estes, tipos de eventos com um grau de criticidade potencial para as operações e posteriormente para o negócio?

Re: Módulo 7 - Slide 27 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/07/2010 12:23
Boa noite, José.

Alguns eventos podem gerar alertas, outros não. Analise o fluxo ilustrado no slide 27: o evento acontece primeiro, depois se gera o alerta. Você pode estabelecer um critério para gerar o alerta ou não para cada evento.

Este assunto foi também discutido no post abaixo:

http://www.tiexames.com.br/ensino/forum/read.php?8 ,3402

Re: Módulo 7 - Slide 27 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/07/2010 04:03
Boa tarde Flavio, obrigado pela explicação, dessa forma ficou mais claro!

Pegando uma carona sobre o gerenciamento de eventos, tenho mais uma pequena dúvida, na verdade seria uma confirmação de uma idéia:

Temos três tipos de eventos, estes três tipos poderiam ser classificados da seguinte forma?

- Eventos que indicam uma operação regular => Eventos apenas informativos, Ex: Log de um usuário em um sistema aplicativo;

- Eventos que indicam uma exceção => Exceções, como por exemplo, utilização de software não autorizado em estação de trabalho;

- Eventos que indicam uma operação não usual, porém não são exceções => Por exemplo, a taxa de utilização da memória-ram de um servidor estar 10% acima do nível esperado;

Fiz comparações entre estes três tipos de eventos a serem gerados, mostrando minha dúvida sobre este último em negrito, poderiam os eventos que indicam operação não usual, serem considerados alertas?[i][/i] Visto que os exemplos utilizados para esses tipos, 4foram avisos de que um limite teria sido alcançado, algo teria mudado ou mesmo uma falha em um determinado serviço ou componente poderia ocorrer.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso