Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Requisição de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/07/2010 02:05
Olá professor,

Na aula do módulo 7 você colocou como definição de Requisição de Serviço, na parte do processo "Cumprimento de Serviço":

"É uma requisição do usuário para uma informação, conselho, mudança padrão ou acesso a um serviço de TI."

A minha questão é: uma reclamação sobre o fornecimento de um serviço pode ser considerada uma requisição de serviço? Fiz uma prova em que a resposta dizia que não, não pode. O senhor poderia explicar melhor onde/como se encaixaria uma reclamação dessa natureza? Seria relatada como um incidente?

Obrigado.

Re: Requisição de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/07/2010 02:33
Eliaquim,

o processo que assiste no tratamento de reclamações é o Cumprimento de Requisição, conforme descrito slide 32 - modulo 7. Deve existir um procedimento para tratar todas as reclamações, conforme recomendado no gerenciamento de nível de serviço slide 44 - modulo 5. É isto que está descrito nos livros da ITIL V3.

A ITIL V3 apenas diz qual processo pode receber a reclamação e tratar, que é o Cumprimento de Requisição. A ITIL não diz que uma reclamação é um incidente ou que é uma requisição de serviço. Na prática uma reclamação tem que ser registrada e categorizada como "Reclamação" e deve ter um processo que analisa cada reclamação, toma ações de melhoria e dá resposta ao cliente.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso