Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Preocupação com resultados obtido no modulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Técnicas de Modelagem de Teste
Enviado em 01/03/2018 21:22
Estou muito preocupado em fazer a prova CTFL pois no modulo qual o meu desempenho nao ta atingindo a media e isso tem me preocupado, ja que caem varias questoes desse modulo, ja re li o capitulo varias vezes mais nao consigo obter uma boa nota no teste o que esta me deixando muito aborecido, diante disso o que devo fazer? pensei ate em nao fazer a prova agora em maio mais nao consigo decorar esse capitulo pq é enorme muita informação.
Re: Preocupação com resultados obtido no modulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Técnicas de Modelagem de Teste
Enviado em 02/03/2018 05:52
Bom dia, Marcelo

 O módulo 4 é o mais difícil mesmo, porque exige que você tenha / desenvolva um pouco de logica. E também porque é o mais técnico de todos. Se você nunca estudou nada sobre programação de sistemas, talvez possa ter um pouco mais de dificuldade.

A primeira recomendação  é: fique calmo. Não adianta se desesperar, as vezes levamos tempo para assimilarmos algo. Vi pelo seu historico que você ainda não fez os modulos 5 e 6. Então sugiro que você vá para estes modulos, curse eles, faça os quizes e depois volte para o modulo 4. Com isso você terá um tempo maior para amadurecer e assimilar o conhecimento.

Aconselho também a ler todos os materiais disponíveis no ambiente de ensino (materiais extras e links uteis). 

Entre no forum e procure ler o maximo de duvidas e respostas que você conseguir, especialmente aquelas referentes ao modulo 4.

Agora volte e refaca o modulo 4 inteiro novamente, sem pular nenhum slide. Ouça todos eles com muita, mas muita atenção. Deixe um bloco de papel e caneta ao lado. Qualquer duvida que tiver, pause o curso e anote no papel (mas ainda nao abra a pergunta aqui no forum). Depois de anotar a dúvida, reflita um pouco sobre ela. Depois continue o curso, pode ser que a resposta esteja a frente. Repita este processo com o modulo 4 e no final revise as dúvidas que você anotou. As que permanescerem, abra aqui no forum para eu poder lhe ajudar.

Dedique ao menos 2 horas por dia para o estudo. Nao adianta dedicar 3 horas em um dia e depois ficar 5 dias sem estudar. Tenha dedicação e continue firme nos seus estudos.

E por fim preciso lhe dizer que não adianta nada decorar os simulados. No exame real cairão perguntas diferentes. Você precisa compreender e não decorar os conceitos. Se estiver com notad baixas no nosso simulado dificilmente conseguirá passar no exame. Mais uma vez: não decore as questões, procure entendê-las.

Abs


Kelvin






Re: Preocupação com resultados obtido no modulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Técnicas de Modelagem de Teste
Enviado em 07/05/2018 16:18
Estou com muita dificuldade em entender a lógica do teste de sentença.
Devo contar os IF's, ELSE, WHILE, CASE? Devo descontar um cenário negativo, visto que o teste de decisão "quase" sempre tem mais números mínimos de casos de teste que a sentença?
Por favor, me ajudem a entender essa lógica pois não consigo nem montar o fluxo de dados.
Re: Preocupação com resultados obtido no modulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Técnicas de Modelagem de Teste
Enviado em 08/05/2018 09:11
Bom dia, Vanessa

Sentença são os comandos, aquelas linhas que fazem AÇÂO dentro do código, tais como LER algo, ATRIBUIR um valor a uma variável, FAZER algum cálculo e assim por diante. Decisão são as linhas a quais contém instruções onde o programa pode fluir por um ou mais caminhos, elas tomam decisões no código, tais como IF, WHILE, CASE, etc. Veja a ilustração abaixo:



Quando falamos então de teste de sentença, queremos executar testes que exercitem TODAS as linhas de sentenças. 
Se pegarmos o exemplo acima, veremos que são necessários dois testes para executar todas as sentenças.

TESTE 1: A = 10, B =7
Durante este teste, as seguintes linhas serão executadas: 1, 2, 3, 4, 5,8 
Veja que a linha 7 não é executada, porque A é maior que B. Neste caso, faltou esta linha para termos 100% de cobertura das sentenças. Sendo assim, precisamos de mais um teste.

TESTE 2: A= 5, B = 3
Durante este teste, as seguintes linhas serão executadas: 1, 2, 3, 4, 6,7,8.

 
Esta é a parte mais "complicadinha" do conteúdo mesmo e é necessário que você tenha noções de lógica de programação. Eu não sei o quanto você conhece, mas talvez estes links de ajudem a compreender melhor a lógica de um programa:

https://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu ção_à_programação/Definições_sobre_Lógica_de_Programação


abs

Kelvin


xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso