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Critérios de prioridade em um ANS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de nível de serviço (GNS)
Enviado em 14/03/2018 22:49
Olá Flavio,

Fiquei com dúvida sobre uma questão do ANS que seria determinar os critérios de priorização de um serviço. Sei que é uma boa prática priorizar por impacto x urgência. Mas não ficou muito claro pra mim como eu faria para deixar claro e acordado estes critérios para que o cliente fique ciente de como a TI vai colocar uma prioridade alta, média etc.

Se estou estabelecendo critérios no caso de um serviço de dúvida, onde um sistema possui várias funcionalidades diferentes que tem impacto e urgência diferente e isto é dinâmico. Como eu faria para criar estes critérios e deixar claro e um ANS? Só conversando com o cliente eu consigo estabelecer estes critérios? Acredito que eu não possa engessar por exemplo onde uma dúvida em determinada funcionalidade vai ser sempre Alta mas também não posso deixar de estabelecer critérios previamente para o cliente concordar e a TI saber priorizar. Fiquei com esse nó na cabeça. Poderia dar um exemplo neste cenário?
Re: Critérios de prioridade em um ANS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de nível de serviço (GNS)
Enviado em 14/03/2018 23:26
Boa noite, Paulo

A boa prática é baseada em impacto x urgência.  Você pode criar uma tabela com as condições de avaliação e impacto e urgência e inserir isso ANS. 

Veja alguns exemplos reais: 


Não existirá um exemplo pronto para você usar. Cada situação é uma situação, você tem que fazer uma avaliação de todas as situações que você tem e ver se consegue estabelecer uma regra geral junto com o negócio. Certas funcionalidades já podem estar mencionadas no impacto e a urgência pode ser baseada no número de usuários ou se é uma indisponibilidade, lentidão, falha em um aspecto que não impede o uso.


Re: Critérios de prioridade em um ANS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de nível de serviço (GNS)
Enviado em 14/03/2018 23:47
Boa noite.

Legal, Flávio. Penso sempre que a TI tem dificuldade em priorizar a não ser que se estabeleça estes critérios bem definidos e alinhados com o cliente. Mas cada caso tem que ser avaliado mesmo. Acho que no desenvolvimento do ANS a ideia é fazer um piloto e com certeza estas necessidades e critérios vão surgir no caminho. Mas estes exemplos já ajudam bastante.

Obrigado pela resposta. Abraços.
Re: Critérios de prioridade em um ANS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de nível de serviço (GNS)
Enviado em 14/03/2018 23:56
É isso mesmo. 
Não dá para sair algo perfeito de largada. Por isso a própria ITIL já recomenda que se comece com um ANS piloto, que ainda não é a versão final do acordo. 
 
Tem que começar com algo simples, ir analisando o que acontece no dia a dia, e depois formalizar os critérios. 
Re: Critérios de prioridade em um ANS Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de nível de serviço (GNS)
Enviado em 15/03/2018 00:25
É isso aí. O segredo é seguir nessa linha mesmo. Grande abraço.
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